Dois agentes da guarda municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, morreram em decorrência da Covid-19 entre esta quinta (25) e sexta-feira (26). Com a morte dos agentes, a cidade já perdeu cinco servidores da guarda para a doença desde o início da pandemia.
Nove servidores estão afastados das funções, na guarda, nesta semana.
Alexandre Prata Cavalcante, de 55 anos, morreu nesta quinta-feira por causa.
Sérgio dos Santos, de 39 anos, morreu na madrugada desta sexta. Ele estava internado no Hospital Otime Cardoso, no Jardim Esperança.
Agentes da guarda reclamam da falta de estrutura da corporação para o trabalho como Equipamentos de Proteção Individual. Eles também reivindicam vacinação contra a Covid-19, já que estão na linha frente.
Quanto aos EPIs, a Prefeitura disse que todos os guardas municipais trabalham com máscara de tecido e recebem unidades descartáveis para reforçar a proteção, além do álcool em gel 70%, para a higiene das mãos, além do face shield, para os agentes que estão nas barreiras sanitárias. O comando da Guarda Municipal reforçou as ações de conscientização sobre a importância do uso dos EPIs, para a segurança e prevenção.
Já com relação à imunização dos agentes da Guarda Municipal, o município informou que segue o plano nacional de imunização contra a Covid-19 estabelecido pelo Ministério da Saúde, em que a vacina entregue pela Secretaria de Estado de Saúde vem com informe técnico direcionando o grupo prioritário para receber o imunizante.
Fonte: g1.globo.com