Vereadores de Rio Bonito vetam pedido de abertura de investigação do prefeito Leandro Peixe

às

Por sete votos a três, a Câmara de Vereadores de Rio Bonito rejeitou, na sessão da última terça-feira (24), o pedido do grupo Participa Rio Bonito, para que o prefeito da cidade, Leandro Peixe, fosse investigado, julgado, e, se fosse o caso, cassado pelo Legislativo. No pedido, de mais de 20 páginas, protocolado na Câmara pelo grupo e lido em plenário, são listadas diversas possíveis irregularidades que o chefe do Executivo teria cometido, dentre elas, falta de transparência na divulgação do uso de recursos destinados a área da saúde e ainda outras tantas denúncias.

Votaram contra o pedido de abertura de investigação os vereadores: Dudu, Carlinho da Praça, Humberto Belgues, Reis, Neném de Boa Esperança, Alex da Guarda, e Diorle.

Votaram a favor do pedido de abertura de investigação os vereadores: Fabiano Xeroca, Marquinho Luanda e Marlene Assistente Social.

O presidente da Casa, Eduardo Soares, só vota em caso de empate em uma votação.

 

Justificativa

O vereador Humberto Belgues justificou seu voto contra a aceitação do pedido dizendo que as informações sobre os gastos da Prefeitura estão no Portal da Transparência. “Para quem não sabe, no município a gente tem um Diário Oficial. Se você digitar lá, vai aparecer nas últimas páginas, tudo que está sendo licitado em nosso município. Está sendo publicado rigorosamente em dia”.

Já o vereador Marquinho Luanda, que votou a favor da aceitação do pedido, disse que seu voto não deveria ser interpretado como se quisesse caçar o prefeito. “Aqui ninguém votou para caçar prefeito não. Uma denúncia chegou na casa, o procedimento é esse, foi lido e posto em votação democraticamente pelo Plenário. Acho que isso aí faz parte do processo do Legislativo, faz parte da democracia. O prefeito ia ter direito a ampla defesa, e toda denúncia tem que ser apurada”, disse.

 

O pedido

Nas redes sociais, o grupo, que se define como uma ‘sociedade civil organizada cujo objetivo é desenvolver a consciência política e participação cidadã no município de Rio Bonito’, contou que o pedido foi feito no dia 17 de agosto, tinha 160 assinaturas, e “solicita a apuração e julgamento de diversos indícios de crimes de responsabilidade do Prefeito Leandro Peixe”. Segundo a mesma postagem, “a iniciativa veio de vários questionamentos do grupo acerca das ações irresponsáveis do prefeito”.

A reportagem da Folha procurou o prefeito Leandro Peixe, e aguarda resposta

 

 

 

 

 

Lívia Louzada

Veja também

O evento acontece na próxima sexta-feira (4), às 14h, na sede da Prefeitura
às
Segundo os policiais, as drogas tinham como destino comunidades da capital fluminense
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias