Rio mantém uso de máscaras obrigatório em ambientes fechados

às

Em decreto publicado no Diário Oficial do Rio esta sexta-feira o prefeito Eduardo Paes manteve o uso obrigatório de máscaras na cidade em ambientes fechados. Até então havia a previsão da medida ser flexibilizada quando a cidade atingisse a marca de 75% de toda a população imunizada com duas doses contra a Covid-19.

O novo decreto também suspende dois anteriores. O primeiro de outubro onde um gatilho era acionado quando 75% da população imunizada e deixava a obrigatoriedade do uso de máscara mantida somente para transportes públicos e áreas hospitalares sensíveis. Ou seja, agora a flexibilização não será mais automática, como previsto.

O decreto também suspende uma resolução conjunta da prefeitura com a Secretaria Estadual de Saúde de janeiro que estabelecia medidas de restrição a partir da classificação de risco das regiões. Nela estava previsto o uso de máscaras em locais abertos em qualquer ambiente de uso coletivo quando garantida a distância superior a quatro metros.

Segundo o painel da prefeitura do Rio, a cidade está próxima de atingir 73% da cobertura vacinal em toda a população. A expectativa é que nos próximos dias a capital atinja a marca de 75%. Entretanto, nesta semana, o prefeito Eduardo Paes já havia adiantado estudar manter o uso obrigatório das máscaras em locais fechados apesar da autorização do Comitê Científico de liberar quando o Rio atingir os 75% de cobertura.

Além disso, assim como foi para liberar o uso da proteção em ambientes abertos, a prefeitura dependeria do aval do governo do estado. Atualmente só pode flexibilizar o uso das máscaras em ambientes abertos os municípios que atinjam a cobertura de 65% da população total vacinada. Ainda não há regras definidas sobre uma flexibilização em locais fechados. A Secretaria Estadual de Saúde, porém, só deve se reunir para debater o tema no dia 19 de novembro.

Locais abertos

Desde o último dia 28 de outubro na cidade do Rio não é mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos. A medida é facultativa para as cidades que estejam com bandeira verde (risco muito baixo), amarela (baixo) ou laranja (moderado). Além disso, a cobertura vacinal do município já deverá ter atingido 65% da população total ou 75% da população-alvo da campanha (pessoas com 12 anos ou mais) com as duas doses ou dose única — ou seja, esquema vacinal completo.

A nota técnica da Secretaria Estadual de Sapude, que coloca um “teto” para a flexibilização, enfatiza ainda que, “em caso de piora do cenário epidemiológico e/ou assistencial da Covid-19 no município, evidenciado por Mapa de Risco vermelho ou roxo, o uso da máscara torna-se obrigatório mesmo em ambientes abertos”.

A resolução reforça também que o uso de máscaras em ambientes fechados permanece obrigatório, “incluindo espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, assim como áreas fechadas de uso comum de condomínios residenciais e comerciais”.

 

Créditos: Extra globo

Veja também

Insumo será utilizado na fabricação de cerca de 15 mil dispositivos ortopédicos para cerca de 10 mil pacientes atendidos pelo SUS em diferentes regiões do país
às
Moradores terão acesso a consultas, vacinação, curativos, medicamentos e outros serviços de saúde das 8h às 14h
às
Evento acontecerá na Estação dos Sabores, ao lado da antiga estação ferroviária.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias