Moradores do distrito de Aldeia Velha, em Silva Jardim, no interior do Rio, estão ilhados por causa da chuva forte que atinge a região desde a noite desse domingo (20). Segundo moradores, o rio Aldeia Velha transbordou e inundou vários trechos da principal via de acesso à localidade, impedindo a passagem de pedestres e veículos nesta segunda-feira (21).
Os moradores afirmam que choveu forte por cerca de 10 horas, entre a noite de domingo, e o começo da manhã desta segunda, quando a chuva estiou. “A estrada alaga porque está mais baixa do que o rio. [A estrada] precisa de aterro. O barro já foi doado, mas falta liberação e iniciativa do poder público”, afirmou o morador Geziel Campos.
Apesar da via inundada, muitos moradores se arriscaram atravessar a área, como foi o caso do presidente da Associação de Moradores de Aldeia Velha (Amave), Emanuel Ramiro. De moto, ele conta que teve que socorrer um paciente renal, morador do distrito, e que precisava fazer hemodiálise na capital do Rio.
“[Ele] estava tentando sair desde a manhã de carro, mas a água não baixou, aí eu socorri ele de moto, e a família dele ficou esperando a água baixar”, contou Emanuel, acrescentando que, depois de atravessar a área inundada, o paciente conseguiu uma carona na BR-101, até o Rio.
O Informe entrou em contato com a Prefeitura, para saber quais medidas o município tem adotado para minimizar os impactos provocados pelas chuvas na localidade, mas ainda não obteve uma resposta.
PROBLEMA ANTIGO
Os problemas relacionados às inundações na via de acesso ao distrito de Aldeia Velha são antigos. Em novembro de 2018, o Informe já divulgado uma reportagem mostrando os impactos provocados pelas chuvas nas áreas rurais do município quando chove forte, como foi o caso desse fim de semana.
Crédito: www.informerj.com.br