Farmácias 24h começam a funcionar em Rio Bonito

às

Desde ontem, 1º de setembro, Rio Bonito passou a ter o serviço de farmácia 24h. Os estabelecimentos da cidade ficarão abertos em sistema de rodízio, que já foi pré definido por 60 dias. A iniciativa do sistema foi implantado após uma Lei do vereador Dudu da Praça e aprovada pela Câmara de Vereadores há mais de um ano. Veja a lista do rodízio ao final desta matéria.

Há alguns anos, a cidade teve o atendimento 24h, mas por iniciativa dos próprios estabelecimentos, e não por lei municipal.

Segundo o próprio vereador Dudu da Praça, durante a sessão plenária do último dia 1º, a lei foi regulamentada em junho deste ano pela Prefeitura e em seguida a Secretaria de Saúde se reuniu com os responsáveis pelas farmácias para combinar o sistema de rodízio.

O parlamentar explicou ainda que essa é uma lei federal, – Artigo 56 da Lei nº 5.991 de 17 de Dezembro de 1973 – que permite aos poderes públicos estabelecerem normas sobre o funcionamento de farmácias e drogarias em sistema de plantão.

“Quero agradecer a esta casa e a cada vereador pela aprovação da lei que instituiu o rodízio de farmácia 24h em Rio Bonito. Fico feliz que esse trabalho tenha começado aqui dentro dessa casa. Essa é uma lei federal que permite o poder público intervir na iniciativa privada levando esse benefício para os moradores do município, dentro da realidade local. Esse é um serviço essencial prestado por esses estabelecimentos comerciais”, disse o vereador em plenário.

O rodízio começou na última quinta-feira 1º de setembro com a Drogaria Tamoio. Nesta sexta-feira (2), será a farmácia Santo Antônio que ficará aberta, seguida da Drogaria Pacheco no sábado, e Drogaria Alexandre no domingo. Todas no Centro da cidade.

Para a aposentada Suely Silva, o atendimento é mais que necessário. “Achei altamente positiva e necessária essa lei. Fico muito feliz porque alguém viu essa necessidade do município. Era um absurdo precisar de um medicamento e não ter uma farmácia em que a gente pudesse comprar. O município estava precisando e que bom que um vereador pensou nisso”, ressaltou ela.

Suely ainda contou que conhece uma pessoa que precisou ir até Itaboraí comprar um medicamento para uma criança porque a farmácia já havia fechado.

“Até agosto, se a gente precisasse, tinha que ir até Itaboraí. Conheço uma pessoa que há 1h da manhã, quando uma criança teve alta do Darcy (Hospital Regional Darcy Vargas), e o médico prescreveu um antibiótico, teve que ir para Itaboraí comprar. Assim como a gente tinha que ir pra lá comprar, moradores de outras cidades também virão até Rio Bonito enquanto não tiver nenhum decreto em suas cidades”, contou.

Veja a lista de farmácias que abrirão em sistema de rodízio por 24h:

 

Lívia Louzada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias