Cerveja e chocolate combinam? Aprenda a harmonizar a bebida nesta páscoa

às
sbd

O chocolate é um dos maiores símbolos da Páscoa, por isso os mercados costumam ficar cheios de ovos que levam o ingrediente como matéria-prima. O que muitos não sabem, entretanto, é que dá para combinar o doce com cerveja.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então prossiga a sua leitura e veja algumas dicas.

Como combinar cerveja e chocolate?
Segundo Vanessa Nadruz, beer sommelière e especialista em experiências cervejeiras da Academia da Cerveja, da Ambev, apesar de pouco conhecida, a harmonização entre cervejas e chocolates funciona muito bem, sendo perfeita para quem gosta de novas experiências.

A especialista explica que quando o assunto é chocolate branco, que costuma ser mais doce, cervejas com notas ácidas e frutadas são uma ótima pedida.

“Um bom exemplo é a Berliner, da Wals, que é do estilo Berliner Weisse e tem adição de frutas vermelhas e hibisco em sua receita. Sua acidez contrasta com o dulçor do chocolate e suas notas frutadas ajudam a complementar a composição, formando um terceiro e elegante sabor na boca”, afirma Vanessa.

Para o chocolate ao leite, a harmonização sugerida é com cervejas que possuam notas de caramelo e chocolate, e que possuem um amargor mais suave.

“A Bohemia Reserva, uma English Barley Wine, é uma cerveja encorpada e com sabor residual adocicado, com notas que remetem a caramelo e castanhas, que complementam com um ‘tchã’ a mais o sabor doce e suave do chocolate”, explica.

Já quando a harmonização é com chocolates com um maior percentual de cacau, as cervejas do estilo Imperial Stout ou Russian Imperial Stout, são uma ótima combinação. As notas advindas do malte torrado remetem a café e chocolate, semelhantes às do chocolate mais amargo, e sua textura mais licorosa resulta em uma combinação cremosa e intensa. Como exemplo, a beer sommelière cita a Wals Petroleum, uma Russian Imperial Stout com 12% de teor alcoólico.

Para quem não é muito fã de chocolates, a dica é a harmonização entre sorvete de creme e uma cerveja Porter, como a Colorado Demoiselle, que possui notas de café que complementam muito bem o dulçor do sorvete, remetendo à clássica combinação de café com leite.

Evento especial
Para quem quer saber mais sobre a harmonização de cervejas chocolates e ainda conhecer como é o processo de produção das cervejas, a Ambev promoverá beer tours temáticas até 8 de abril em todas as unidades do programa de visitação: Jaguariúna (SP), Agudos (SP), Rio de Janeiro, Itapissuma (PE), Ponta Grossa (PR). Ao final da visita os participantes poderão degustar a harmonização entre cervejas Ambev e chocolates.

 

Crédito: megacurioso.com

 

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias