Eleito novo presidente da Ordem de Malta no Rio de Janeiro, Marcus Venicius Romariz Inacio

às
WhatsApp Image 2023-04-06 at 16.07.16

A Associação dos Cavaleiros da Ordem de Malta do Rio de Janeiro está sob nova gestão; Marcus Venicius Romariz Inacio, foi eleito para o triênio (2022 – 2024).  A nova chapa foi eleita no último dia 3, e o novo presidente se comprometeu a ampliar o trabalho social no Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A Ordem de Malta na cidade tem atuado de maneira filantrópica e caritativa na Comunidade Sítio Pai João, no Itanhangá, aonde possui o Ambulatório São João Batista, construído e mantido com os esforços dos Cavaleiros e Damas.

“Me sinto honrado e feliz pela missão. Vou dar o meu melhor e para a continuação e perpetuação de um legado que dura mais de 900 anos. Vamos expandir ainda mais nossa atuação e trazer um pouco de alento e dignidade a um numero maior de necessitados, e esperamos impactar mais pessoas à prática da caridade inerente à vida cristã, tão escassa e necessária nos tempos atuais”

Desde o período pandêmico, a Ordem de Malta tem atuado na região com a distribuição diária de 1000 pães por dia e cerca de 100 refeições aos menos favorecidos. Além disto, fora distribuído cestas básicas, brinquedos e materiais esportivos para atividades de disciplina e socialização infantil aos mais vulneráveis. No Ambulatório também é realizado exames preventivos e ginecológicos às sextas feiras através do Dr. Silvio Silva Fernandes  e sua equipe de alunos; além de cirurgias plásticas reparadoras para resgatar a dignidade e auto-estima; realizadas há cerca de 15 anos pelo cavaleiro hospitalário e cirurgião plástico Rômulo de Melo Mêne.

A Ordem de Malta ainda cedeu o espaço para que, em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, pudessem realizar o projeto de Treinamento de Mulheres Arrimo de Família, para a profissionalização de mulheres de 16 a 30 anos para inserção no mercado de trabalho com a finalidade de tirá-las da pobreza, abuso e da violência a quais são submetidas por dependência econômica em seus lares.

A Ordem de Malta é hoje a Ordem mais antiga do mundo; trata-se de uma Organização Internacional Católica, humanitária reconhecida como entidade de direito internacional privado. Possui 13.500 membros, 80.000 voluntários. 42.000 profissionais de saúde associados, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e paramédicos. A Ordem possui relações diplomáticas com mais de 70 países, seu governo tem estrutura similar aos estados Federativos tendo seu reconhecimento similar a de um Estado Soberano.

Veja também

Esta será a primeira vez que a competição será disputada na América do Sul.
às
Carlos Edmilson da Silva saiu nesta quinta-feira (16) de prisão em Itaí.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias