Conselho de Cultura de Silva Jardim solicita várias providências à Prefeitura

às
Screenshot_2

O Conselho Municipal de Cultura de Silva Jardim envia ofícios à Administração Municipal solicitando providências para seis assuntos urgentes: nomeação da comissão para organizar a próxima Conferência Municipal de Cultura; informação sobre a estrutura da subsecretaria municipal de Cultura; substituição de um dos conselheiros; pedido de isenção de taxa de ocupação do solo para os artesãos durante a festa da cidade; “moção de apelo” sugerindo um nome para ocupar o cargo de subsecretário de Cultura, que se encontra vago; e “moção de sugestão” de criação de cargos públicos para a subsecretaria de Cultura.

As decisões foram tomadas na última reunião extraordinária do órgão, no dia 24/04, no Teatro Zezé Macedo. O encontro contou com as presenças do secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio, Cultura e Esporte e Lazer, Felippe Monteiro, e do vereador Rubinho. E discutiu, ainda, as eventuais modificações que podem e precisam ser feitas no Projeto de Lei de criação do Fundo Municipal de Cultura (a minuta ficará no grupo do Wathsapp do Conselho de Cultura para sugestões e/ou correções).

Também serviu para que a bibliotecária da Biblioteca Municipal, Cristiane da Silva Camelo, explicasse o funcionamento do setor e suas condições de trabalho e atendimento ao público. A presença dela foi uma solicitação do Conselho de Cultura. O Secretário Felipe aproveitou para anunciar que seria publicado o “Formulário de Escuta” da população sobre a aplicação dos recursos da Lei de Incentivo Cultural “Paulo Gustavo”.

Aproveitou, além disso, para explicar o que está sendo feito e o que funcionará no antigo prédio da estação ferroviária, recentemente cedido ao Município pela Rede Ferroviária Federal S.A. Sobre a substituição do conselheiro, devido ao mesmo já não pertencer mais aos quadros do Poder Público, foi sugerido o nome do próprio secretário Felippe Monteiro.

Foi solicitado ao vereador Rubinho que ele proponha na Câmara Municipal a mudança oficial da pasta de Cultura para a Secretaria de Turismo, já que oficialmente ela continua pertencendo à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Solicitado, também, que o teatro Zezé Macedo volte a ser administrado pela subsecretaria de Cultura, uma vez que está sob o comando da secretaria municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social.

Os conselheiros também solicitaram que o vereador apresente na Casa Legislativa a moção de realização de um concurso público para a criação de cargos culturais. Entre eles estão as funções de “arquivista”, “historiador” e “turismólogo”. Para a formação da Comissão de Organização da próxima Conferência Municipal de Cultura (que deverá acontecer em junho) foram escolhidos os conselheiros, Luciane Menezes, Luiz Cláudio Santiago e Evaldo Peclat Nascimento (Sociedade Civil), bem como Leandro Amorim, Ana Paula Santiago e Vanderlane B. de Souza (Poder Público).

Da reunião, participaram 15 conselheiros, entre titulares e suplentes. A próxima reunião ordinária do Conselho ficou marcada para o dia 25/05, às 9 horas, no Teatro Zezé Macedo. Antes, porém, deverá ser realizada uma extrordinária para tratar de assuntos que ainda estão pendentes.

 

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias