A passagem de um ciclone extratropical no Sul do país levou à formação de uma frente fria que mudará o tempo no Sudeste. O calor que marcou a segunda-feira (4) já não se repete nesta terça: a temperatura cairá e há previsão de chuva de moderada intensidade na cidade de São Paulo. No Rio, os termômetros não devem despencar, mas há risco de fortes rajadas de vento e chuva.
O ciclone que provocou mortes e estragos no Sul já se afasta para o oceano, mas a mudança no tempo que ele trouxe fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir alertas laranjas para seis estados do país. Os alertas, que representam perigo, são tanto para tempestades quanto para ventos costeiros.
- Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; com alerta para tempestade.
- Rio Grande do Sul e Santa Catarina; com alerta para ventos costeiros, que vão movimentar dunas de areia sobre construções na orla.
Conforme se desloca para o oceano, o ciclone vai reforçar as condições de tempestades na região e alastrar o frio para o Sudeste.
O Inmet também emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” para queda de temperatura nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Crédito: g1.globo.com