Com o objetivo de conscientizar quanto a importância da prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu a palestra ‘Cuidados na Prevenção do Câncer de Mama’, em virtude da campanha Outubro Rosa do município, no auditório do Hellix Business Center, no Centro, nesta quinta-feira (05/10). O evento teve como palestrante, a médica mastologista, Drª Luciana Boechat e o coral do grupo de apoio Amigas do Peito.
O evento contou com a presença da primeira-dama, Pâmela Delaroli e a esposa do deputado estadual Guilherme Delaroli, Renata Delaroli.
O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, parabenizou o grupo Amigas do Peito, pela garra de lutar e ainda a palestrante, por trazer um tema tão relevante e necessário para os participantes do evento.
“A Secretaria de Saúde está de portas abertas, com prioridade às pessoas que têm esse tipo de enfermidade. A nossa Central de Regulação também está de portas abertas, seguimos buscando por melhorias e fazendo tudo que está ao nosso alcance”, disse o secretário.
Dentre os assuntos abordados na palestra, a prevenção, diagnóstico, conduta, mostra de casos reais e outros. Além de momento para perguntas sobre o tema.
Emocionada com a apresentação do coral, a palestrante, mestre em Saúde da Mulher pela Universidade Federal Fluminense (UFF); chefe da Seção de Mastologista do Hospital Central da Aeronáutica e médica do Hospital Universitário Antônio Pedro, Drª Luciana Boechat, falou da importância do diagnóstico precoce e da rede de apoio necessária para os pacientes em tratamento de câncer.
“Estou impressionada com o trabalho que é feito na cidade, que é fundamental para o tratamento de câncer. Eu fico muito preocupada quando eu recebo no consultório, paciente que vem sozinho, porque muitas vezes a gente passa a informação, ele seleciona o que quer ouvir e fica sem rede de apoio depois para ajudar na navegação. É fundamental não estar sozinho nesse momento, especialmente na consulta médica. É possivel vencer o câncer de mama, independente da fase do diagnóstico, mas quanto mais precoce melhor. O objetivo desta palestra é que saiam daqui com o maior número de informações e que as propaguem”, destacou a mastologista.
A abertura do evento ficou por conta do coral do grupo de apoio Amigas do Peito, com as canções ‘Como Uma Onda’, de Lulu Santos; ‘O Sol’, de Jota Quest e ‘Graças Te Damos’, de Renascer Praise. A ação contou ainda com exposição de fotos de pacientes em tratamento de câncer de Mama.