Hospital Regional Darcy Vargas tem nova comissão interventora e sai do vermelho

às
WhatsApp Image 2024-07-31 at 13.25.50 (1)
Foto: Matheus Mendes

No dia 14 de maio deste ano, uma nova equipe de intervenção assumiu a administração do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), em Rio Bonito. A instituição, que até então passava por problemas financeiros, agora parece respirar melhores ares, como contou o administrador Fábio Fernando, em entrevista à Folha. Segundo ele, o hospital está “funcionando normalmente dentro daquilo que está habilitado”.

Além disso, leia também:

Braskem abre vagas para a Campanha de Estágio 2025

De acordo com o Diário Oficial da Prefeitura de Rio Bonito, no último dia 25 de julho foi assinada a renovação do contrato de prestação de serviço entre o Executivo e o Hospital. Nele, foram atualizados os valores de serviços “ambulatoriais e hospitalares em Atenção à Saúde dos usuários do SUS”. Esse contrato é válido pelos próximos 12 meses e estabelece os valores repassados todo mês ao hospital pelas esferas federal, estadual e municipal. O valor contratualizado publicado é de R$ 60.104.897,16 por um ano.
“Todo ano é renovado o POA (Plano Operativo Anual), que é o contrato de prestação de serviços SUS entre hospital e município. No contrato se estabelecem os valores mensais a serem repassados pelas esferas federal, estadual e municipal ao HRDV”, esclarece o administrador.

Segundo Fábio Fernando, apesar das questões financeiras que a instituição passava, os atendimentos não foram interrompidos. “Os serviços não foram suspensos em nenhum momento. O que ocorreu foi o hospital fazer o atendimento de acordo com o contrato SUS, ou seja, atender urgências e emergências (classificações amarelas e vermelhas). Os demais casos a referência é a UPA”.

Como um hospital filantrópico com atendimento pelo SUS, o HDRV recebe, todos os meses, recursos dos governos federal e estadual, além do municipal, que repassa os valores das outras duas esferas e ainda contrata o hospital para atendimentos. O administrador esclareceu que a verba estadual que a unidade deveria receber, não era repassada desde dezembro de 2023.

“O repasse estadual foi paralisado em dezembro de 2023 e não foi renovado, o mês de dezembro só foi repassado agora em julho de 2024. Os recursos próprios do município foram repassados paulatinamente em 2024 e os federais em dia”.

Ele disse ainda que no momento, o Darcy Vargas está “funcionando normalmente dentro daquilo que está habilitado para tal: emergência 24h, ortopedia 24h, maternidade de baixo risco 24h e oncologia”.
Fábio Fernando contou também que a unidade de saúde hoje não tem mais salários atrasados e fornecedores sem receberem.

Foto: Matheus Mendes

“Atualmente todos os salários (estão) em dia, tanto celetistas (CLT – Consolidação das Leis do Trabalho) quanto os médicos PJs (Pessoa Jurídica). Todos os fornecedores e prestadores tiveram seus repasses normalizados e os débitos anteriores negociados”, finalizou.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

às
Menina de 14 anos foi ferida no quadril após pai entrar por engano na comunidade Baixa do Sapateiro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias