A Polícia Militar do Rio abriu inscrições para o exame de acesso ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) com 37 vagas, para ambos os sexos, sendo 30 chances para ampla concorrência e sete reservadas a negros ou índios.
Para se candidatar, é preciso ter nível superior com bacharelado em Direito. Os selecionados ocuparão o posto de segundo-tenente PM, com remuneração de R$ 7.132,52. Os interessados poderão se inscrever até 20 de janeiro, pelo site www.ibade.org.br. As provas serão realizadas no dia 10 de fevereiro de 2019.
Entre as regras estabelecidades para o concurso, é preciso ter de 18 a 35 anos, e ter, no mínimo, 1,65m de altura, os homens, e 1,60m, as mulheres. Além disso, é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
Para a Polícia Militar, o retorno do CFO é extramamente importante, tanto para qualificar o quadro de oficiais, como para reduzir o déficit de segundos-tenentes, hoje estimado em 350. Lembrando ainda, que hoje é obrigatório os participantes serem bacharéis em direito.
O interessado também não deve ter sido demitido, excluído ou licenciado de qualquer instituição militar estadual ou das Forças Armadas, nem ter sido demitido ou destituído de cargo público ou em comissão, em qualquer órgão da administração federal, estadual ou municipal, por conduta desabonadora.
A validade do concurso público, de acordo com a PM, será de 90 dias, a contar da homologação.