O Destacamento de Bombeiros Militar (DBM – 2/20), localizado em Rio Bonito, atendeu a 12 ocorrências de fogo em vegetação entre os últimos quatro dias, de 17 e 20 de fevereiro. Foram cinco ocorrências em Rio Bonito, quatro em Tanguá, duas em Itaboraí e uma em São Gonçalo. As informações são do próprio quartel, que apesar de ter a abrangência apenas em Rio Bonito e parte de Tanguá, precisou ajudar as unidades das outras cidades por causa da onda de calor que o estado passa.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Rio Bonito, em nenhuma das ocorrências foram registradas vítimas, apesar dos eventos terem sido de alta complexidade, pois a área era extensa e o fogo difícil de combater.
Rio do Ouro e Boqueirão estão entre os bairros de Rio Bonito que os incêndios aconteceram. Já em Tanguá, o fogo atingiu os bairros de Lagoa Verde, Minério e Pinhão.
O Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas tomem alguns cuidados para evitar focos de incêndio, leia abaixo:
– Não ateie fogo em lixo ou vegetação seca – Queimadas descontroladas podem se alastrar rapidamente e causar grandes incêndios.
– Não jogue cigarros ou fósforos acesos no chão – Bitucas de cigarro mal apagadas podem incendiar folhas secas e causar focos de fogo.
– Evite soltar balões – Além de ser crime, balões podem cair em áreas de vegetação e provocar incêndios de grandes proporções.
– Não descarte garrafas de vidro ou materiais inflamáveis em áreas de mata – O vidro pode agir como uma lente sob o sol e iniciar o fogo.
– Avise imediatamente os bombeiros (193) em caso de incêndio – Se perceber fumaça ou fogo em vegetação, acione o Corpo de Bombeiros para evitar a propagação das chamas.
Além disso, leia também:
Função escondida no celular pode ajudar em situação de emergência

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
Por Lívia Louzada
[…] Corpo de Bombeiros de Rio Bonito atende a 12 incêndios em quatro dias […]