Alerj homenageia Eunice Paiva com a Medalha Tiradentes post mortem

A medalha é a maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense.
às
foto destaque site - EUNICE PAIVA
Foto: Eduardo Knapp/ Folhapress

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai homenagear a advogada e ativista social Eunice Paiva com a Medalha Tiradentes post mortem, maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense. O projeto de autoria da deputada Dani Monteiro (PSol) foi aprovado, em discussão única, nesta quinta-feira (13/03). A medida será promulgada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

A trajetória de Eunice Paiva foi retratada no filme ‘Ainda Estou Aqui’, vencedor do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. A homenageada foi uma mulher fundamental na busca por seu marido, o deputado Rubens Paiva, desaparecido político após ser preso, torturado e assassinado pela Ditadura Militar (1964-1985). Ela se tornou advogada e se engajou em causas sociais e políticas, principalmente voltadas aos povos indígenas.

Leia também: Alerj abre inscrição para a 16ª edição do Parlamento Juvenil

A autora original da medida, a deputada Dani Monteiro, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, afirmou que a homenagem é o mínimo que a Assembleia poderia fazer em reconhecimento à luta de Eunice.

“Ela foi uma mulher, lutadora, mãe, esposa e, infelizmente, viúva. A ditadura deixou marcas em diversas famílias, como a de Eunice. Do luto nasce a luta. Uma mulher que usou todos os anos restantes da sua vida para lutar por memória e justiça. Eunice foi uma grande defensora dos povos originários de nosso país. A homenagem não é apenas pelo luto de uma família, mas pela luta do povo brasileiro e pela dignidade”, disse a deputada.

Ao final de seu discurso, Dani Monteiro também abriu coautoria a todos os deputados que quisessem e se referiu especificamente a dois decanos do Parlamento, os deputados Carlos Minc (PSB) e Luiz Paulo (PSD), que os dois atuaram como líderes contra a Ditadura Militar. Em seus discursos, os parlamentares ressaltaram que a luta contra a ditadura deve ser sempre lembrada.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Além disso, em uma casa de aposta americana, quem apostou na escolha de Robert Francis Prevost, pode ter recebido até 58 vezes o valor apostado.
às
A abertura do show será feita por artistas locais.
às
Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago e trabalhou na América Latina.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias