Atleta de Itaboraí se torna 1º brasileiro campeão mundial de taekwondo

Aos 21 anos, o jovem é beneficiado pelo programa Bolsa Atleta
às
foto destaque site (8)
Foto: Divulgação/ Wuxi Internacional

“Estou muito feliz com minha luta e minha conquista, Brasil acima de tudo” afirmou Henrique Marques, morador de Itaboraí e 1º brasileiro a vencer um Campeonato Mundial de taekwondo. Aos 21 anos, o jovem, beneficiado pelo programa Bolsa Atleta, conquistou a medalha de ouro na categoria até 80 kg no Mundial em Wuxi, na China, na última segunda-feira (27). O pódio marcou mais uma vitória do atleta, que retornou ao esporte no último ano, após se tratar de uma arritmia cardíaca – condição em que o coração bate com um ritmo irregular – em 2023.  

Leia também: Mais de 20 suspeitos são presos em megaoperação contra CV nos Complexos da Penha e do Alemão

Após descobrir a condição cardíaca, Henrique passou por uma cirurgia e precisou ficar meses sem treinar. Ainda assim, ele conseguiu se preparar a tempo e integrou a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris.

Na grande final do Mundial, o brasileiro venceu o chinês, Xiang Qizhang, que contava com o apoio da torcida local. Faltando 30 segundos para o fim do 1º round, Henrique fez os primeiros dois pontos. Já no segundo round, ele conseguiu mais toques no colete adversário do que o rival, mas sem pontuar. Após revisão de vídeo em um último golpe do chinês, foi confirmado que o movimento não entrou, assegurando o ouro e primeiro título mundial para Henrique.

Foto: Divulgação/ Wuxi Internacional

Atleta de taekwondo desde os 8 anos, Henrique já havia conquistado outras três medalhas de ouro neste ano, no Aberto do Rio de Janeiro, no President’s Cup – Pan-Americanos 2025, no Peru, e Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção (Paraguai). Além de chegar ao terceiro lugar no Grand Prix Muju, na Coreia do Sul.

Segundo o GE, depois do título, o campeão já demonstrou ansiedade na preparação para os próximos Jogos Olímpicos, que vão acontecer em Los Angeles, em 2028.

“Muito feliz com essa conquista, muito feliz com o meu desempenho em quadra, muito feliz com tudo que vem acontecendo na minha vida. Saímos campeões aqui e tudo isso é graças a muito trabalho. Esse foi o primeiro passo e, se Deus quiser, lá em Los Angeles 2028 a gente vai ser campeão também”, disse o atleta.

*Com informações do GE.

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Com apoio da Braskem, projeto formou educadores, distribuiu acervos lúdicos e promoveu vivências artísticas que impactaram mais de 1.100 pessoas na rede pública de ensino
às
O resultado representa uma redução de 70% no número de pessoas em situação de rua na cidade, aponta o levantamento da Prefeitura.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
buy hacklinks buyhacklink.com

buy hacklinks buyhacklink.com 24 saat 1 sıra buyhacklink.com https://www.besiktassukacagi.ipektesisat.com/

Últimas Notícias