Prefeitura entrega 758 certificados aos alunos dos cursos do Qualifica Maricá

758 certificados, A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
às
mk quali
Foto: Elsson Campos

A Prefeitura entregou nesta quinta-feira (07/03) 758 certificados aos alunos do terceiro ciclo de 2023 do Qualifica Maricá, programa de qualificação profissional com oferta de 13 cursos gratuitos aos moradores da cidade. Ao todo, são 4.687 moradores formados desde o início do programa em 2022. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Trabalho.

Na cerimônia realizada no Campos de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez, agradeceu a equipe técnica e aos professores e garantiu a continuidade do Qualifica Maricá com oferta de novos cursos.

“O Qualifica é uma realidade no município. Vamos criar novos cursos para ampliar a entrada dos moradores da cidade no mercado de trabalho”, declarou Gimenez.

Marcus Bambam, secretário de Trabalho, enalteceu os professores e funcionários administrativos que classificou como “fundamentais para o sucesso do programa”, além de salientar todo apoio dos pais e responsáveis dos alunos.

“O mais difícil é se inscrever, sair de casa e vir estudar. Ninguém se forma sozinho sem que os pais, irmão ou um amigo incentive. O mercado é muito competitivo, mas quem busca conhecimento e qualificação sempre vai ter oportunidade de trabalho. Então todos vocês estão de parabéns”, afirmou Bambam.

Márcia de Santos Costa, de 56 anos, fez o curso de Camareira em Hospedagem e conseguiu adaptar a casa onde mora no Condado para obter renda. “O curso foi uma experiência maravilhosa. A partir do conhecimento adquirido, adaptei a minha casa e hoje tenho uma hospedagem”, disse Márcia.

Durante a cerimônia, um grupo de alunos do curso de Mecânico de Motocicletas apresentou um motor de 150 cilindradas, utilizado nas aulas práticas, com caixa de marchas, corrente de comando, bobina, embreagem e cabeçote. Na demonstração, o motor foi acionado com partida elétrica e até pelo controle remoto.

Qualifica Maricá

O Qualifica Maricá é realizado nos polos Ponta Negra, Itaipuaçu, Inoã, Condado e Centro. São 13 cursos profissionalizantes nas seguintes áreas: Assistente Administrativo; Assistente de Planejamento; Programação e Controle de Produção (PCP); Assistente de Recursos Humanos; Camareira em Meios de Hospedagem; Desenhista de Produtos Gráficos Web; Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Formação Inicial em Gesseiro; Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança; Instalador Hidráulico Residencial; Mecânico de Motocicletas, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; e Pedreiro de Alvenaria. Foram 758 certificados entregues.

Veja também: Maricá promove Feira Mostra Cultura em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Ministério Público do estado, Secretaria de Polícia Civil e Delegacia de Homicídios também foram oficiados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias