Baleia jubarte é encontrada morta e encalha na Praia das Caravelas, em Búzios

às
WhatsApp-Image-2023-07-20-at-21.04.01-1-768x1024

Uma baleia jubarte foi encontrada morta nos costões rochosos da Praia das Caravelas, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta quinta-feira (20).

De acordo com a Prefeitura, a área está isolada e agentes da Defesa Civil e Guarda-vidas foram encaminhados para o local para avaliar a situação e ver o que será feito para a remoção do animal, que está encalhado numa gruta. Biólogos da Secretaria de Ambiente e Urbanismo também estão no local avaliando o mamífero.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Daniel Rezende, a baleia está sendo monitorada por terra e mar. Devido às condições climáticas, será um trabalho muito delicado, pois ela está presa numa gruta.

A Secretaria de Ambiente e Urbanismo está providenciando um rebocador ou embarcação para removê-la do local e levá-la para alto mar.

Não há informações sobre o que pode ter causado a morte do mamífero. O peso e o tamanho do animal também não foram divulgados.

No mês passado, um animal da mesma espécie foi encontrado morto na Praia do Peró, em Cabo Frio e na Ilha dos Porcos, em Arraial do Cabo.

A temporada das baleias

Nesta época do ano, é comum ver baleias em praias da Região dos Lagos por ser um período de migração dos animais.

Búzios e algumas cidades da Região dos Lagos estão na rota das baleias que migram para Abrolhos, na Bahia, para se reproduzirem. O biólogo marinho, Vinicius Santos, explica que elas saem do Hemisfério Sul, onde se alimentam durante todo o ano, e as cidades da Região dos Lagos ficam no caminho delas.

De acordo com censo áureo, feito pelo Projeto Baleia Jubarte, de uma ONG que trabalha para a preservação da espécie, em 2022 houve recorde no número de migração de baleias jubarte: 25 mil baleias estiveram no litoral brasileiro.

A equipe percorreu uma faixa que vai da divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará até o litoral norte de São Paulo. Pela estimativa do projeto, 25 mil baleias estiveram na costa brasileira. É o maior número já registrado desde que a contagem começou a ser realizada, há 21 anos.

Crédito: Portal g1

Foto: Prefeitura de Búzios

Veja também

Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às
O Festival Art&Bier encerrou seu primeiro fim de semana neste domingo (21/4) com um público acima do esperado na tenda
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias