Casa de Cultura inaugura exposição “Guardiãs do Samba”, de Aninha Portal nesta quinta-feira (10/10)

Na próxima quinta-feira (10/10), a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), no Centro, abre as portas para a exposição
às
cultura ita
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (10/10), a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), no Centro, abre as portas para a exposição “Guardiãs do Samba”, de Aninha Portal. Nesta inauguração, a multiartista paraense faz uma homenagem às mulheres sambistas e ao universo feminino, por meio de 53 telas, que prestam tributo a Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Clara Nunes, Tia Gessy, Clementina de Jesus, Dorina, entre outras. Vale destacar que o evento contará com roda de samba ao vivo e entrada franca, a partir das 18h.

A exposição, que ficará em cartaz até o dia 06 de novembro, apresenta uma explosão de cores, texturas e flores que remetem à primavera. Usando tinta acrílica sobre tela, arte abstrata, pontilhismo e colagem, a artista coloca sua visão da alma feminina, em uma exposição alegre e muito colorida. Nesta abertura, a roda de samba terá a participação de vários artistas convidados, grandes nomes do samba e músicos de Itaboraí.

O gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), Alan Mota, afirmou que o talento de Aninha Portal é surpreendente.

“Aninha Portal, além de uma grande amiga, é alguém que apostou em nosso projeto na Casa de Cultura. Esteve na Casa de Cultura logo nos primeiros dias, participou de várias atividades, como o show do Dia do Trabalhador, em 2021, e o show do Dia das Mães, no ano passado, e sempre fez a nossa ponte com o mundo do samba. Mas seu talento para várias outras artes, em especial as artes plásticas, é algo que surpreende. As telas dessa exposição são de uma beleza estonteante. A qualidade de seu trabalho e sua sensibilidade vão encantar a todos que vierem prestigiar a exposição Guardiãs do Samba”, finalizou Alan Mota.

Ao longo de uma carreira de sucesso no mundo do samba, Aninha Portal coleciona amizades, parcerias e muitos desses artistas já confirmaram presença na abertura desta que é a primeira exposição da artista. Aninha Portal destacou a importância dessa realização e de onde veio a inspiração para essa exposição.

“O título, Guardiãs do Samba, vem do meu entendimento de que, todos ou todas, no caso, que amamos o samba, que vivemos e militamos em prol desse patrimônio brasileiro, somos guardiões e guardiãs, responsáveis por sua manutenção, preservação e continuidade. Responsáveis por salvaguardar o legado deixado por tantas desbravadoras, como Tia Ciata, Dona Ivone Lara e tantas deusas do samba, que abriram caminho e lutaram para que hoje a mulher ocupasse o seu lugar e fosse respeitada como sambista de fato e de direito. A exposição homenageia essas matriarcas e a nova geração, que não deixa o samba morrer”, disse a artista.

Serviço:

Abertura da exposição Guardiãs do Samba, de Aninha Portal, na CCHAT.

Data: 10 de outubro
Horário: 18h
Local: Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, 303, Centro de Itaboraí.
Contato: (21) 2635-4291 / (21) 98958-8727 (WhatsApp).
Entrada gratuita.


Veja também

Padrasto encontrou o corpo da vítima na comunidade do Viegas, em Senador Camará.
às
Apostas podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias