Casimiro de Abreu começa a vacinar idosos com mais de 80 anos

às

Vacinação contra a Covid-19 começou às 7h desta sexta-feira (12). Cronograma vai acompanhar faixa etária em ordem decrescente. Pessoas com mais de 75 anos serão vacinados em casa, os demais receberão as doses em unidades de saúde.

Os idosos com mais de 80 anos começaram a ser imunizados contra a Covid-19 em Casimiro de Abreu, no interior do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (12). O cronograma de vacinação vai seguir uma ordem decrescente de acordo com a idade.

O primeiro grupo é quem tem mais de 80 anos. Em seguida, serão vacinados os que têm entre 75 a 79, 70 a 74, 65 a 69 e, por último, os idosos entre 60 e 64 anos.

De acordo com a Prefeitura, somente aqueles a partir de 75 anos serão vacinados nos domicílios. Os demais serão imunizados nas Unidades Básicas de Saúde por todo o município.

“Nossa estimativa de vacinação é em cima do cadastro da Atenção Básica. Não temos como prever, por exemplo, o idoso que está de passagem, visitando a família. No entanto, aquele que se mudou para Casimiro há pouco tempo e que não teve tempo de se cadastrar, será vacinado”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Magna Miranda.

A coordenadora ressalta, porém, que o trabalho de imunização nessas faixas etárias só vai avançar à medida que o município receber novas doses do Governo Estadual.

A vacinação será feita dentro de casa, por meio de equipes da Atenção Básica de Saúde. O idoso não poderá ser vacinado em via pública, nem no portão de casa. Além disso, a vacina terá que ser preparada no domicílio do vacinado.

É necessário a apresentação do documento de identidade para comprovar a idade.

Os agentes encarregados de fazer a imunização, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e motoristas estarão com Equipamentos de Proteção Individual, porém o uso de luva é dispensável.

Segundo a Prefeitura, as doses estarão em uma caixa térmica, para manter a temperatura interna entre 2º C e 8º C.

O atendimento será feito por microrregião. O trabalho em uma localidade só começa, quando outro for encerrado.

Novas doses

Na quinta-feira (11), Casimiro de Abreu recebeu 340 doses da vacina Coronavac enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

O quantitativo de vacinas – referentes à 1ª dose – é disponibilizado aos municípios por meio de uma planilha enviada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, que se guia pelo PNI do Ministério da Saúde, idosos e profissionais de saúde estão no grupo de maior risco e vulnerabilidade.

Fonte: g1.com

Veja também

A cidade de Niterói está na lista de ouro da seleta Academia Brasileira de Artistas Florais (ABAF). A titulação é um reconhecimento
às
A Polícia Civil prendeu, na noite desta segunda-feira (29), uma mulher que jogou a namorada da janela em Santa Cruz
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias