Com gasolina cara, instalação de kit GNV quase dobra no Brasil em um ano

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Não é de hoje que o combustível está caro. Entre agosto de 2020 e agosto de 2021, o preço da gasolina sofreu alta de 38% e fez com que o litro ultrapassasse os R$ 7 em alguns estados do país. Como consequência, os motoristas passaram a considerar alternativas, desde deixar o carro em casa e trocar pelo transporte público até instalar o kit GNV para pagar menos no posto.

Dados do Ministério da Infraestrutura apontam aumento de 88,5% nas conversões automotivas para GNV nos nove primeiros meses de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro de 2020, o órgão contabilizou 86.518 veículos que aderiram ao kit. Nesse mesmo período de 2021, o número saltou para 163.108.

Por oferecer um consumo mais baixo do que a gasolina, a modalidade é uma opção a ser considerada, por ser menos poluente, mais barata e oferece uma autonomia maior ao automóvel. O gás natural veicular tem rendimento médio de 13,2 km/m³, já a gasolina e o etanol rendem por volta de 10,7 km/l e 7,5 km/l, respectivamente.

Em São Paulo, por exemplo, a diferença entre a média de preço do GNV e a da gasolina é de 60 a 86%, de acordo com a HDI Seguros.

Porém, o uso do cilindro requer cuidados e um investimento para instalação de R$ 4 mil, mas que pode superar os R$ 5 mil – valores referentes à geração 5 do kit. Além disso, o motorista precisa somar os gastos que terá para obter o Certificado de Segurança Veicular e para modificar a documentação do carro, que indica que ele é movido ao gás natural.
Fonte: AutoEsporte

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