A Defesa Civil de Cabo Frio emitiu um alerta sobre o aparecimento de cobras na cidade após moradores divulgarem nas redes sociais imagens de serpentes em vários locais diferentes, inclusive em áreas públicas, como as praias do município. O órgão também explicou o motivo do aparecimentos dos répteis nesses locais.
Segundo a Defesa Civil, o aumento da temperatura e os dias quentes consecutivos ajudam no aparecimentos dos répteis na região, principalmente epécies como Cruzeiro, Jararaca e Coral. Esse surgimento pode ser notado em áreas urbanas ou rurais.
O órgão também as cobras podem aparecer com mais frequências em casas com muita vegetação no entorno, com acúmulo de entulho, que são locais que acontecem capturas com mais frequência, já O Fluminense que são propícios para a proliferação de ratos e baratas, que servem de alimentos para esses animais. Como não possuem controle de temperatura corpotal, as cobras buscam locais mais úmidos e frescos, por isso, podem ser encontradas com mais facilidade embaixo de pias e tanques.
Principais cuidados
Para não correr o risco de ser picado, o ideal é não mexer em cobras encontradas em locais públicos, também é importante protegê-lo de outros eventuais acidentes que podem ocorrer. Se o animal for encontrando dentro de casas ou em locais onde passam muitas pessoas é recomendável acionar o Corpo de Bombeiros, através do 193, para fazer a retirada do animal.
Fonte: ofluminense.com.br