Junho Vermelho: campanha faz alerta sobre a importância da doação de sangue

realiza a campanha “Junho Vermelho” para incentivar a doação de sangue e, consequentemente, aumentar o número de bolsas de sangue
às
doação
Foto: Divulgação

Em 14 de junho comemoramos o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva (Hemonúcleo), na Mangueirinha, realiza a campanha “Junho Vermelho” para incentivar a doação de sangue e, consequentemente, aumentar o número de bolsas de sangue que são coletadas diariamente na instituição. Mesmo com todo o trabalho de conscientização em torno da importância da doação de sangue, atualmente o estoque do município se mantém muito baixo, devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.

Durante todo o mês de junho, O Hemonúcleo vai chamar atenção para a campanha Junho Vermelho, com destaque para a importância dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. É essencial, enfatizar que, uma única doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.

O Hemonúcleo de Rio Bonito se tornou referência na região na coleta e distribuição de sangue para unidades de saúde conveniadas dos municípios de Silva Jardim, Tanguá, Itaboraí, além de unidades locais, como o Hospital Regional Darci Vargas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Clínica de Doenças Renais. Com a ajuda de doadores voluntários e outros parceiros, como igrejas, empresas, grupos que se organizam para doar, várias vidas vêm sendo salvas por conta das doações.

Doador Voluntário – Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos. Pessoas com idade inferior a 18 anos (entre 16 e 17 anos) podem doar acompanhados do responsável ou com autorização prévia do responsável. O doador precisa pesar mais de 50 quilos e deve procurar o Centro Municipal de Hemoterapia de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h30min, localizado na Avenida Martinho de Almeida, 222 – Mangueirinha – Rio Bonito – RJ. (Anexo ao Ambulatório Municipal Manoel Loyola Filho) – Tel. 2734-9705.

Texto: Denilson Santos

Veja também: Sábado é o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias