Fabiano Horta recebe presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann, e apresenta políticas públicas de sucesso implantadas em Maricá

às

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, recebeu na manhã de ontem (25/03) a deputada federal pelo Estado do Paraná e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleise Hoffmann, para apresentar algumas das políticas públicas implementadas no município e que podem servir de referência para outras prefeituras do país. O presidente regional do PT, Washington Quaquá, a deputada estadual, Rosângela Zeidan (PT) e a presidente municipal, Lurian Silva, e o ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, também acompanharam a visita.

Quatro grandes iniciativas já desenvolvidas em Maricá podem servir de exemplo para outros municípios como o transporte gratuito conhecido como “Vermelhinho”, a moeda social Mumbuca, o programa passaporte universitário e a fazenda agroecológica que vai assentar mais de 100 famílias para produção agrícola. “Essas são políticas que diminuem os abismos sociais. São ideias difusoras que devem ser levadas para o restante do país e que possuem o viés de inclusão, acesso a bens e serviços e oportunidades para toda população”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Gleise Hoffmann quer levar o modelo da moeda Mumbuca para o restante do país. “Essa experiência é valiosa e pode mexer com o modelo de gestão da economia. A moeda pode significar uma real mudança na relação com o mercado financeiro. O exemplo de Maricá tem que se tornar parte do nosso programa como prioridade”, afirmou. E completou: “Maricá deve se tornar uma difusora dessas políticas públicas através de cursos e da apresentação de tudo que foi implantado na cidade. Nosso trabalho é divulgar para todo país o que vem sendo feito aqui com sucesso”, disse.

Maricá, hoje, é uma referência para o Estado do Rio de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social. “Fizemos mais que uma via Dutra de asfalto em 10 anos. A moeda social é uma necessidade urgente que pode ser difundida pelo país como alternativa ao sistema financeiro tradicional com distribuição de riquezas”, reforça Fabiano que ainda lembrou da construção do campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) que será uma referência do Parque Tecnológico e foi iniciado através de parceria iniciada pelo ex-prefeito Quaquá e a presidenta Dilma Roussef, e do Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) que vai universalizar a educação integral no ensino fundamento do município.

O presidente regional do PT, Washington Quaquá, ressaltou os investimentos nos últimos anos na economia popular e solidária. “A experiência de Maricá tem que ser levada para fora. A gente sempre discutiu construir a hegemonia da cidade através da nova economia, do plano do cooperativismo e das novas relações. E isso criou um sentimento de pertencer da população com a cidade. Hoje, o mesmo camelô que vende bandeiras do Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense, também vendem a bandeira do município de Maricá”, disse Quaquá.

Os vereadores Dr. Richard (PT), RobGol (PT), Fabrício Bittencourt (PTB), Felipe Paiva (PCdoB), Rony Peterson (PR) e Marcus Bambam (PV) também participaram do encontro, além de secretários municipais e dos presidentes da autarquia de Serviços de Obras (Somar), Renato Machado, Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias.

Gleise Hoffman e o ex-ministro Gilberto Carvalho também conheceram as novas instalações do aeroporto de Maricá que opera voos offshore para as plataformas de petróleo.

Veja também

A expectativa é que o acordo entre em vigor hoje quarta-feira (27) e que ele dure dois meses.
às
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias