Feira Agro de Rio Bonito comemora 1 ano; oportunidade ajuda no escoamento da produção dos agricultores

às

A grande aniversariante do dia de hoje, quarta-feira (6), é a Feira Agro de Rio Bonito, data que completa 1 ano. E para comemorar essa iniciativa que foi construída com parcerias, a comemoração aconteceu com os produtores rurais da cidade e autoridades, como o secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo, e o ex-secretário da pasta, Marcelo Queiroz.

A Feira Agro tem o apoio do governo do estado, através da Emater-Rio, que fornece assistência técnica aos produtores, e também do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que disponibiliza as barracas que são usadas na feira. Ela acontece toda quarta-feira a partir das 7h na Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito.

Idealizada pelo prefeito Leandro Peixe, o secretário de Agricultura de Rio Bonito, Teilor Cerqueira, conta que a feira começou com seis pessoas e hoje tem aproximadamente 60.

“No início foi uma questão de credibilidade. Começamos a fazer visitas e a aproximação com o produtor rural. De início, identificamos a necessidade do produtor expor seu produto e ter visibilidade. Nosso prefeito nos recomendou que criássemos um espaço para o produtor em uma área privilegiada da cidade, de forma que o produtor que está lá no interior, aparecesse, que fosse uma vitrine para ele, que tanto faz pelo município, produzindo de domingo a domingo, e colocando o produto na nossa mesa. Identificamos essa necessidade deles de venderem e da população de ter o acesso”, contou Teilor.

Para o prefeito Leandro Peixe, um dos exemplos do sucesso da feira, é a visita que a cidade vem recebendo de pessoas de várias cidades.

“Hoje estamos comemorando um ano de sucesso. Pessoas de todo canto do estado do rio vem aqui na cidade e adquiri seu produto direto do agricultor para as mesas, o que tem tornado nossa cidade referência em feira do agronegócio”, disse o prefeito.

Também presente na comemoração, o secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo, falou com a reportagem da Folha sobre a importância que a agricultura teve durante a pandemia.

“A agricultura foi um dos pilares que ajudou, de certa forma, a sustentação do país, e de uma forma geral do mundo. Existia uma expectativa muito grande da falta de alimento, e o produtor rural deu uma demonstração de trabalho, segurando, não deixando faltar alimento na mesa dos cariocas e de todos os brasileiros”, analisou.

O vice-prefeito, Meco Contador, também destacou a aparte econômica do trabalho rural. “Acredito muito na economia da agricultura da nossa cidade, é um fator importante para o desenvolvimento e para a criação de renda para o interior. Acredito que quanto mais você incentiva esse tipo de atividade, você mantém o homem no campo e oferecer um pouco mais de renda para ele continuar seu trabalho na área rural”.

Uma das produtoras rurais que expõe na Feira Agro, é a aposentada Célia Godoi, que há 10 anos mora em Rio Bonito e produz laranja, coco, tangerina e aipim.

“Hoje é a 4ª ou 5ª vez que participo, com muita alegria. Recebi essa oportunidade através do secretário de agricultura. Considero que o ponto mais importante de tudo é você não ter o atravessador, você vem para a feira, e passa seu produto por um preço justo, dando oportunidade ao morador de adquirir um produto de qualidade a um preço muito bom”, concluiu a aposentada.

 

 

 

Lívia Louzada

Veja também

Light afirma que teve que fazer uma parada emergencial por causa de um defeito na rede subterrânea.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias