Feira Agro de Rio Bonito comemora 1 ano; oportunidade ajuda no escoamento da produção dos agricultores

às

A grande aniversariante do dia de hoje, quarta-feira (6), é a Feira Agro de Rio Bonito, data que completa 1 ano. E para comemorar essa iniciativa que foi construída com parcerias, a comemoração aconteceu com os produtores rurais da cidade e autoridades, como o secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo, e o ex-secretário da pasta, Marcelo Queiroz.

A Feira Agro tem o apoio do governo do estado, através da Emater-Rio, que fornece assistência técnica aos produtores, e também do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que disponibiliza as barracas que são usadas na feira. Ela acontece toda quarta-feira a partir das 7h na Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito.

Idealizada pelo prefeito Leandro Peixe, o secretário de Agricultura de Rio Bonito, Teilor Cerqueira, conta que a feira começou com seis pessoas e hoje tem aproximadamente 60.

“No início foi uma questão de credibilidade. Começamos a fazer visitas e a aproximação com o produtor rural. De início, identificamos a necessidade do produtor expor seu produto e ter visibilidade. Nosso prefeito nos recomendou que criássemos um espaço para o produtor em uma área privilegiada da cidade, de forma que o produtor que está lá no interior, aparecesse, que fosse uma vitrine para ele, que tanto faz pelo município, produzindo de domingo a domingo, e colocando o produto na nossa mesa. Identificamos essa necessidade deles de venderem e da população de ter o acesso”, contou Teilor.

Para o prefeito Leandro Peixe, um dos exemplos do sucesso da feira, é a visita que a cidade vem recebendo de pessoas de várias cidades.

“Hoje estamos comemorando um ano de sucesso. Pessoas de todo canto do estado do rio vem aqui na cidade e adquiri seu produto direto do agricultor para as mesas, o que tem tornado nossa cidade referência em feira do agronegócio”, disse o prefeito.

Também presente na comemoração, o secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo, falou com a reportagem da Folha sobre a importância que a agricultura teve durante a pandemia.

“A agricultura foi um dos pilares que ajudou, de certa forma, a sustentação do país, e de uma forma geral do mundo. Existia uma expectativa muito grande da falta de alimento, e o produtor rural deu uma demonstração de trabalho, segurando, não deixando faltar alimento na mesa dos cariocas e de todos os brasileiros”, analisou.

O vice-prefeito, Meco Contador, também destacou a aparte econômica do trabalho rural. “Acredito muito na economia da agricultura da nossa cidade, é um fator importante para o desenvolvimento e para a criação de renda para o interior. Acredito que quanto mais você incentiva esse tipo de atividade, você mantém o homem no campo e oferecer um pouco mais de renda para ele continuar seu trabalho na área rural”.

Uma das produtoras rurais que expõe na Feira Agro, é a aposentada Célia Godoi, que há 10 anos mora em Rio Bonito e produz laranja, coco, tangerina e aipim.

“Hoje é a 4ª ou 5ª vez que participo, com muita alegria. Recebi essa oportunidade através do secretário de agricultura. Considero que o ponto mais importante de tudo é você não ter o atravessador, você vem para a feira, e passa seu produto por um preço justo, dando oportunidade ao morador de adquirir um produto de qualidade a um preço muito bom”, concluiu a aposentada.

 

 

 

Lívia Louzada

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias