Gestão de Maricá com transferência de renda é adotada por Niterói

às

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participou na segunda-feira (13/1) da cerimônia de lançamento da Moeda Social Arariboia, de Niterói, inspirada no sucesso da Moeda Mumbuca, de Maricá. Durante o evento, na Reserva Cultural, foi destacada a integração entre as políticas sociais de Maricá e Niterói, um referencial na melhoria das condições de diversas famílias e no estímulo à economia de ambas as cidades, inspirando a criação de projetos similares em outros municípios do país.

Acompanhado do vice-prefeito Diego Zeidan, Fabiano Horta participou da entrega dos primeiros cartões Arariboia e reforçou, em seu discurso, o papel social da Moeda Mumbuca na transformação social de Maricá. Ele afirmou que a inspiração da Arariboia garante melhorias importantes na vida da população niteroiense.

“A moeda social Arariboia corrige desigualdades e auxilia a população de Niterói. O programa se inspira na construção da Moeda Mumbuca em Maricá e, através dele, irá transformar a vida das comunidades e fortalecer a economia local, empoderando a população. Maricá e Niterói têm uma troca permanente, construindo políticas que se complementam, e é uma felicidade ver que inspiramos um projeto que gerará renda, trabalho e uma vida digna, algo que a moeda social tem o poder de fazer”, pontuou.

Intercâmbio de experiências entre as cidades vizinhas

Na cerimônia, o prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a proximidade entre as políticas públicas adotadas em Niterói e Maricá, com a inspiração em iniciativas de referência como a Moeda Mumbuca, levando ao crescimento integrado das duas cidades.

“Niterói e Maricá são cidades irmãs que têm muitas coisas em comum. Olhamos as questões sociais de forma parecida, nossas políticas públicas são complementares e temos também uma relação de cooperação. A moeda Arariboia é muito inspirada na experiência da Mumbuca e temos certeza que teremos o mesmo sucesso do programa, com o crescimento de ambas as cidades. Dos dois municípios serão exemplos para todo o estado, iniciativas que o Rio de Janeiro mais precisa nesse período”, disse.

A Moeda Mumbuca

Os benefícios sociais de Maricá são pagos em Mumbucas desde 2013, garantindo que os valores circulem apenas no município. Dentre essas iniciativas, está o Renda Básica da Cidadania (RBC), além do Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) e o Programa de Amparo ao Emprego (PAE) — idealizados para combater os efeitos da pandemia de Covid-19.
O RBC beneficia 42,5 mil pessoas (26% da população) que recebem por mês 170 mumbucas (R$ 170 reais) para utilizar nos 10,6 mil estabelecimentos cadastrados na cidade. Em outubro de 2021, o modelo da Moeda Mumbuca foi a inspiração para o lançamento da Itajuru, a moeda social do município de Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Veja também

As companhias aéreas Azul e Gol anunciaram, nesta quinta-feira (23), acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas
às
Cerca de 200 ciclistas deverão participar do GP das Montanhas de ciclismo que acontece neste domingo, dia 26 de maio
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias