Itaboraí: Junta de Serviço Militar tem alistamento online

às

         No último dia 2 de janeiro, começou o prazo para o alistamento no serviço militar. Desde meados de 2018, a Junta Militar de Itaboraí conta com o alistamento online, oferecendo mais comodidade para os munícipes. Os jovens, do sexo masculino ou os transgêneros, nascidos em 2001, devem fazer o alistamento. O processo pode ser via internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Quem não tem acesso à internet pode realizar o cadastro presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Via internet, o prazo termina no dia 30 de junho, e presencial no dia 28 de junho.

         Para realizar o alistamento online dentro do prazo, basta preencher os dados; retirar uma guia e efetuar o pagamento da mesma no Banco do Brasil, no valor de R$4,27 sem taxas. No caso de presencial, o valor de pagamento é o mesmo, porém é necessário levar os seguintes documentos originais: certidão de nascimento; RG; CPF e comprovante de residência no próprio nome ou no dos pais ou avós. O documento “Certificado de Reservista” é entregue em média 20 dias após o alistamento.

         Quem perder o prazo de alistamento terá que pagar ainda uma multa, também no valor de R$4,27. No ano de 2018, a Junta Militar de Itaboraí realizou aproximadamente 1,5 mil alistamentos presenciais, exceto os online. Segundo o chefe de Gabinete, da Prefeitura de Itaboraí, Jorge Antônio Silva, é importante que as pessoas fiquem cientes do alistamento online e seu prazo.

         “O objetivo do alistamento online é oferecer mais comodidade aos jovens. Mas quem não tem acesso à internet pode procurar a Junta Militar de Itaboraí, que inclusive no ano de 2018 recebeu reforma e informatização, com sistema de internet e troca de mobiliário. Além de capacitação da equipe do setor, no Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), em Niterói”, frisou Jorge Antônio, ressaltando que para este ano de 2019, novas capacitações estão agendadas.

         Morador de Apollo, João de Magalhães, 17 anos, esteve na Junta Militar nesta quarta-feira (16/01) para realizar seu alistamento e ficar em dia com suas obrigações. “Faço 18 anos em agosto e vim logo fazer o alistamento. Eu não sabia que poderia fazer online, mas vou avisar aos meus amigos”, disse João, destacando ainda, o bom atendimento e rapidez na Junta Militar.

         A Junta Militar de Itaboraí fica localizada na Rua Salvador de Mendonça, 124 – 204, Centro, ao lado do Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha.

Serviço Militar

Período em que o brasileiro recebe treinamento em Organização Militar (quartel) da Marinha, Exército ou Aeronáutica visando à defesa da Pátria.

Junta de Serviço Militar

Local pertencente à Prefeitura Municipal onde o brasileiro realiza seu alistamento e/ou retira seu documento militar.

Veja também

Alternar braços, durante a vacinação não é apenas uma escolha prática, mas uma estratégia que pode resultar em melhor resultado
às
AquaRio, abre mais cedo para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias circuito adaptado das 8h30 às 10h
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias