Maricá institui o Plano Municipal de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Maricá instituiu em maio o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, após quase dois anos de discussões
às
mobi
Foto: clarildo menezes

A Prefeitura de Maricá instituiu em maio o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, após quase dois anos de discussões, oficinas e audiências públicas. Por meio do decreto n° 1.434, o documento define termos importantes para a mobilidade, como calçada, vagas de estacionamento, prioridade das bicicletas sobre os transportes motorizados, incentivo ao uso de energias renováveis e menos poluentes, entre outros.

As iniciativas propostas incluem a integração da bicicleta com os outros modos de deslocamento, a criação de um Plano Permanente de Manutenção da Rota Ciclável e a implantação de pontos de apoio ao ciclista ao longo das ciclovias. Além disso, o plano prevê um programa de aprimoramento do transporte público coletivo e a elaboração de um Estudo de Viabilidade de ligação rodoferroviárias.

Entre outras ações previstas, destacam-se a qualificação das calçadas de vários distritos, a elaboração de projeto de caminhos verdes no centro da cidade, a implementação de iluminação pública em 18 travessias e a desapropriação do terreno para construção do novo Terminal Rodoviário de Maricá. Também estão planejadas a implantação de faixas exclusivas de ônibus ao longo da RJ-106 e a implantação de nova via TransMaricá Norte.

“Maricá ganha um valioso instrumento que define metas essenciais para aprimorar a mobilidade urbana, traduzindo a grandeza da cidade em melhorias na conexão por meio de diversas formas. Desde a infraestrutura e o aprimoramento do transporte até a educação e segurança, o decreto adapta e melhora a conexão da cidade. Quem ganha é a população”, destaca Celso Cabral, secretário de Urbanismo.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana envolveu 11 oficinas em encontros distritais com gestores, oficinas temáticas de mobilidade ativa e sistema viário, além de quatro audiências públicas. Foram aplicados dois questionários online e 11 pesquisas, resultando na produção de 32 documentos. Esses documentos incluem o conteúdo consolidado, notas técnicas com o planejamento das atividades participativas e os relatórios com dados específicos e resultados gerados. Esses documentos podem ser acessados no https://www.marica.rj.gov.br/marica-mobilidade/.

O decreto n° 1.434 de 10 de maio de 2024 foi publicado na edição nº 1.592 do Jornal Oficial de Maricá (JOM) e está disponível no Portal da Prefeitura – https://www.marica.rj.gov.br/jom/.

Veja também: Amplitude térmica no Rio tem diferença de 17 graus ao longo do dia e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Light afirma que teve que fazer uma parada emergencial por causa de um defeito na rede subterrânea.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias