Quaquá autoriza concessão de moradias para famílias vulneráveis de Maricá

às
WhatsApp-Image-2025-05-08-at-10.58.51-e1746727237586-1536x1349
Foto: Bernardo Gomes

Com o objetivo de enfrentar o problema da falta de moradias para famílias vulneráveis de Maricá, o prefeito Washington Quaquá autorizou, no último dia 8, a concessão de 45 novas moradias. O alvo são famílias em situação de vulnerabilidade e de baixa renda no município.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa faz parte das ações para enfrentar o déficit habitacional, tanto quantitativo quanto qualitativo da cidade.

“Com essas 45 novas moradias, teremos 50 unidades habitacionais só em 2025. Nosso objetivo neste primeiro mandato é desapropriar áreas e construir cerca de 2 mil casas espalhadas por Maricá. Vamos zerar o déficit habitacional em Maricá”, afirmou Quaquá.

O prefeito destacou ainda que a política habitacional será integrada a uma nova lógica de mobilidade urbana e valorização da autonomia das famílias.

“Queremos seguir o modelo de Portugal: construir casas e alugar por valores simbólicos, como R$ 50 ou R$ 70, com a possibilidade de, no futuro, o morador adquirir o imóvel com subsídio e preço acessível. Aqui em Maricá, o povo quer crescer, melhorar de vida e a prefeitura será parceira nesse processo. A nossa política é ajudar a pessoa até que possa conquistar sua independência”, completou Quaquá.

A ação integra o programa Habitar – Moradia com Dignidade, que atua em quatro frentes: Reassentamentos, Melhorias, Regularização Fundiária e Aluguel Social. A proposta é garantir o direito à moradia com segurança, conforto e qualidade de vida.

O eixo de Reassentamento tem como foco realocar famílias que vivem em áreas de risco ou em terrenos públicos, garantindo a elas um aluguel social até que a nova casa esteja pronta. Os beneficiários são direcionados para imóveis ociosos adquiridos pelo município, sem descartar a construção de novas unidades habitacionais.

Entre os principais objetivos estão a prevenção de tragédias relacionadas às mudanças climáticas e a retirada de famílias de locais precários, oferecendo condições seguras, esteticamente adequadas e com suporte social.

Moradias para famílias vulneráveis – Foto: Bernardo Gomes

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias