Passageiros enfrentam filas para cadastrar Bilhete Único e pagar R$ 5 na tarifa nos trens

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Os passageiros dos trens da Supervia que buscam a tarifa social no Bilhete Único Intermunicipaenfrentam longas filas para garantir o benefício na manhã desta quarta-feira (1º) e seguir pagando R$ 5 na passagem.

A partir de quinta (2), a passagem de trem fica mais cara e passa para R$ 7,40.

No posto da Riocard na Central do Brasil, a fila tinha, pelo menos, 50 pessoas.filas

“A fila aqui estava enorme, então estou aqui hoje, para tentar, antes do trabalho”, afirmou uma passageira, que tentava fazer o cadastro do benefício pela segunda vez.

Na terça (31), os passageiros reclamaram da longa espera e da dificuldade para acessar o benefício.

“A fila não anda, um descaso danado. Tem gente passando mal por causa da fila, pessoas hipertensas, com sede, com fome, e ninguém fala nada”, disse a faxineira Creuza Lopes.

De acordo com Melissa Sartori, gerente de marketing e porta-voz da Riocard, um dos motivos das longas filas é porque as pessoas estão com situação irregular, faltando algum documento. Assim, o cadastro precisa ser atualizado antes da inscrição na tarifa social.

“A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro decretou a tarifa social e imediatamente a Riocard, junto com a Supervia, iniciaram a operação”, disse Sartori.

Segundo ela, as equipes providenciaram um reforço de 50 pessoas para atender a demanda.

Segundo a Riocard, pelo menos 55 mil pessoas já estão com a tarifa social ativada. Porém, a estimativa é de que 200 mil pessoas tenham que, no total, ativar o benefício.

O governador Cláudio Castro anunciou o benefício nas redes sociais no dia 6 de janeiro, mas apenas no dia 17 do mesmo mês que a decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Riocard, só a partir daí que começou o atendimento.

Para ter direito ao desconto da Tarifa Social, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • ter entre 5 e 64 anos;
  • ganho mensal até R$ 7.507,49;
  • possuir um cartão Riocard Mais habilitado no Bilhete Único Intermunicipal e vinculado ao próprio CPF;
  • quem trabalha sem carteira assinada ou não possui renda também tem direito ao benefício.

Para verificar se seu cartão está habilitado no BUI, acesse o site do Riocard ou entre em contato com o assistente virtual da Riocard Mais pelo WhatsApp (21 2127-4000).

Para fazer o cadastro, entre no site (veja o passo a passo abaixo) ou procure uma das lojas da Riocard Mais (encontre a unidade mais próxima).

Passo a passo:

Quem tem o cartão Vale-Transporte e não tem o BUI deve procurar a empresa onde trabalha e solicitar o benefício.

Quem não tem cartão Riocard Mais: o caminho indicado é procurar uma das lojas Riocard Mais ou os postos de atendimento especial que serão montados em estações da Supervia.

Quem tem o cartão Expresso e não está cadastrado no sistema Riocard Mais e nem no BUI:

  • entre no site da Riocard Mais (dentro da seção “Para você”, e clique em “Cadastrar-se”);
  • preencha o formulário com as informações exigidas (este é o seu cadastro no sistema Riocard Mais);
  • associe o seu cartão Riocard Mais ao seu CPF;
  • acesse www.riobilheteunico.com.br/declaracao e realize a declaração de renda para ter direito ao BUI;
  • retorne ao site e entre com o seu login e senha na seção “Para você”;
  • no menu usuário> consulta e alteração> clique no seu nome> alterar> habilitar bilhete único> gravar.

Em caso de dúvida, consulte o vídeo a seguir com o passo a passo de como habilitar o Bilhete Único Intermunicipal.

O Bilhete Único Intermunicipal abrange os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Rio de Janeiro, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá e Mangaratiba.

Crédito: g1.globo.com

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