Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental da Serra da Tiririca regataram três pássaros silvestres nesta segunda-feira (25). Os agentes da 6ª UPAm receberam uma denúncia do Linha Verde e ao chegarem na residência, em Piratininga, se depararam com gaiolas penduradas.
O caseiro da propriedade informou não ter a autorização necessária para manter as aves em cativeiro. Os policiais ambientais o conduziram à 81ª DP (Itaipu) onde o delegado registrou a ocorrência conforme o artigo 29 da lei de crimes ambientais, enquanto os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.
Desde o início do ano, o Linha Verde já cadastrou mais de 213 denúncias sobre guarda de animais silvestres em todo o Estado do Rio. Para denunciar qualquer crime ambiental, a população pode ligar para o 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda utilizar o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” onde é possível enviar fotos e vídeos. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.