Prefeitura renova convênio para castração gratuita de 700 cães e gatos por mês

às
FOTO PARA SITE MODELO (5)

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), renovou o convênio por mais um ano com o Governo do Estado para os serviços do RJPET, programa que oferece castrações gratuitas para cães e gatos, com validade até setembro de 2024. O objetivo é beneficiar 700 animais por mês no município. Em Itaboraí, o programa já realizou quase três mil castrações, entre cães e gatos.

De acordo com a SEMAGRI, para conseguir a castração gratuita, os protetores de animais e moradores precisam se cadastrar no endereço eletrônico do RJ PET (https://rjpet.com.br/). É disponibilizada uma castração mensal por CPF. Em Itaboraí, duas ONGs protetoras formalizadas podem cadastrar até 30 animais por mês. Para cães, o peso mínimo deve ser de 5kg e máximo de 25kg. Já para gatos não há limite de peso.

O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, destacou a importância da renovação da parceria com o Governo do Estado para saúde animal de Itaboraí.

“A castração de cães e gatos é de suma importância para a saúde pública e para o bem-estar do próprio animal. E por meio desses procedimentos gratuitos nas clínicas, conseguimos realizar o monitoramento e controle do número de animais no município, além de oferecer um tratamento mais adequado e humanizado para cães e gatos. Importante ressaltar que após as castrações, estamos realizando feiras de doações desses animais em diferentes pontos da cidade”, disse o secretário.

A castração gera benefícios para o animal, como a redução do comportamento de marcação de território; evita gestação indesejada, infecção uterina e transmissão de doenças; diminui os riscos de desenvolver câncer, tumores e cistos ovarianos e aumenta a expectativa de vida.

Em Itaboraí, o convênio prevê que uma clínica possa realizar os procedimentos e, no mínimo, 700 castrações por mês. A escolha da clínica veterinária foi realizada pela SEMAGRI, por meio dos seguintes critérios: centro cirúrgico dentro das normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ); ter a capacidade para a quantidade mínima de 700 castrações mensais e documentações necessárias em dia, como alvará sanitário e outros.

A proporção de castração é de seis machos para duas fêmeas. A castração é realizada de terça a quinta-feira, das 8h às 16h, e dura de 20 minutos a uma hora, com os animais sendo liberados acordados, entre duas e três horas após o procedimento. O pós-operatório é de responsabilidade do tutor do animal.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias