Província dos Andes, no Peru, tem como tradição natalina a troca de socos e chutes, e não de presentes

às

Já imaginou resolver as desavenças familiares com socos e chutes em pleno natal? Em Chumbivilcas, província dos Andes, localizada no Peru, o “espírito natalino” passa longe da tradicional troca de presentes e solidariedade. Toda manhã do dia 25 de dezembro os moradores da região celebram o Takanakuy, festival indígena de defesa da honra e reputação.

O Takanakuy é um reunião onde pessoas resolvem os problemas do ano que se passou lutando com os punhos. Após todas as desavenças serem resolvidas com socos e pontapés todos se reúnem para beber juntos.

Regras

O estilo de luta no Takanakuy é livre e os participantes podem fazer uso de movimentos tradicionais das artes marciais, sem armas, apenas o corpo se torna uma “arma de guerra”. A preferência masculina é de utilizar os punhos e desferir socos contra os adversários. No time feminino, o conjunto de membros inferiores ganha a cena com chutes e pontapés.

 

Participantes do Takanakuy relatam episódios de lesões corporais leves durante os combates que possuem, em média, três minutos. Segundo as regras, os golpes considerados baixos são proibidos e os árbitros são atentos para certificar que após a queda o adversário sem defesa não seja atingido de forma covarde.

As lutas também possuem audiência local e até transmissões pelo Youtube e para participar é bem simples: os membros dos vilarejos podem “convocar” os adversários que desejam enfrentar no “ringue”. A justificativa do convite pode ser pessoal, comercial ou envolver qualquer tipo de desavença. O importante: o que acontece no Takanakuy, fica no Takanakuy.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos e Revista Cenarium

Veja também

Entre as novidades do edital, está a inclusão de uma especialidade em inteligência artificial para analista judiciário.
às
Rubro-negro encara o Estudiantes às 21h30, no Maracanã
às
O evento acontece às 14h30, no Museu da Justiça de Niterói, localizado na Praça da República, no Centro de Niterói.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias