Rio Bonito receberá ações de educação ambiental através do Consórcio Intermunicipal Lagos São João

às

O prefeito Leandro Peixe se reuniu nesta segunda-feira (24) com a Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Adriana Saad. Também estiveram presentes o vice-prefeito José Américo, além dos secretários municipais Murilo Balbino (Meio Ambiente), Paulo Gustavo (Obras), Douglas Gomide (Urbanismo), Janderson Muniz (Turismo), Teilor Cerqueira (Agricultura) e Bernardo Oliveira (Esportes).

O Consórcio, fundado em 1999 com a missão de implementar políticas públicas de forma compartilhada com o governo estadual e governos municipais, tem entre suas metas propor e executar ações de recuperação e melhoria ambiental. Sua atuação compreende a Região dos Lagos e parte da Baixada Litorânea, incluindo as bacias hidrográficas do Rio São João, do Rio Una e Cabo de Búzios, da Lagoa de Araruama e da Lagoa de Saquarema. E recentemente passou a atuar na região hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras.

Para a Secretária Executiva do Consórcio,  a reaproximação com Rio Bonito é um grande avanço que vai proporcionar diversos benefícios que vinham sendo desperdiçados nos últimos anos. Para o ano de 2021, a cidade já será contemplada com ações de Educação Ambiental e um Projeto de Reflorestamento na Nascente do Rio São João.

“O consórcio trabalha como parceiro dos municípios, buscando e aplicando recursos em projetos de cunho ambiental e estrutural, além de apoiar o desenvolvimento de projetos em diversas outras esferas, possibilitando ao município avanços em diversas frentes”, afirmou Adriana Saad.

O Consórcio visa a implantação de uma gestão ambiental compartilhada com o Governo do Estado e os Municípios da sua área de abrangência, tendo como principais frentes de trabalho: Apoio técnico às prefeituras para a gestão ambiental municipal; Apoio à implementação da política de recursos hídricos; Representação regional na Agência Reguladora de Energia e Saneamento; Apoio à gestão das unidades de conservação; Articulação institucional para o desassoreamento de canais e lagoas costeiras; Assessoria ao Ministério Público; Articulação permanente com o Governo do Estado do Rio de Janeiro/ SEA; Fomento a estudos e projetos técnicos e científicos; Apoio aos Planos Municipais de Saneamento Básico; Apoio aos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica;  Monitoramento da qualidade da água; Entidade Delegatária do CBH Lagos São João e do CBH Macaé e das Ostras.

O Consórcio Intermunicipal Lagos São João é composto por 13 municípios, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. O objetivo é unir governos, entidades da sociedade civil e empresas para fortalecer a gestão compartilhada do meio ambiente.

 

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias