Depois de passar por cinco cidades do estado, o Lona na Lua encenou a peça ‘Cuidando das Águas do Rio’ em Rio Bonito. No dia 4 a apresentação foi no Colégio Municipal Astério Alves de Mendonça e, no dia seguinte foi a vez da Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho. O intuito da apresentação é que crianças e jovens aprendam sobre a preservação do meio ambiente, passando pelo descarte correto do lixo e a importância da limpeza dos rios. No mês de agosto ‘Cuidando das Águas do Rio’ será encenada na cidade de Cordeiro.
Além disso, leia também outras notícias sobre o Lona na Lua.
O projeto “Cuidando das Águas do Rio” tem patrocínio da Águas do Rio e Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e é uma realização do Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Ao todo, o Lona na Lua vai percorrer 12 cidades e apresentar a peça para milhares de estudantes. Inicialmente, a estimativa era apresentar para 9.600 estudantes do estado, mas esse número deve chegar a cerca de 12 mil. Todas as 48 apresentações terão uma intérprete de Libras para traduzir o espetáculo.
Segundo a gerente de relacionamento institucional da Águas do Rio, Roberta Moraes, a intenção é levar educação socioambiental para os estudantes através do teatro.
“O objetivo da apresentação desse espetáculo é levar educação socioambiental por meio do teatro de uma maneira lúdica e divertida para que as crianças entendam que o papel de cuidar do meio ambiente é de todos nós. Hoje Rio bonito é uma das 12 cidades, entre as 27 que a Águas do Rio atua, que está recebendo esse espetáculo e vão ser mais de 48 apresentações em todo o estado, então a gente fica muito feliz de proporcionar cultura, lazer e entretenimento para as crianças e de passar também uma mensagem tão importante, que é o cuidado com o meio ambiente”.
Para o diretor e fundador do Lona na Lua, Zeca Novais, chegar com a peça a Rio Bonito, através de uma grande parceria, tem um significado especial, já que a instituição nasceu na cidade há 15 anos.
“Literalmente estamos em casa. Estou muito feliz porque aqui foi onde tudo começou, onde a história dessa instituição começa. E agora, com 15 anos, poder fazer um projeto tão potente ao lado do Instituto Aegea, da Águas do Rio, grandes empresas que estão oferecendo arte para tantas crianças, é uma honra. Quero agradecer aos coordenadores, aos educadores, nossos grandes aliados nessa caminhada, e também a Secretaria Municipal de Educação por abrir as portas para esse projeto tão importante”, disse Zeca.
A diretora da Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho, Graziele Marques, disse que a apresentação da peça corroborou com o trabalho que a escola desenvolveu na Semana do Meio Ambiente, que aconteceu em junho.
“Essa apresentação foi muito importante para complementar o trabalho que a gente desenvolveu na Semana do Meio Ambiente e conscientizar sobre os cuidados com a água. Esse trabalho na escola é contínuo, pois as crianças são multiplicadoras desse conhecimento para a cidade, para a família e para a comunidade em si. Agradeço o Lona na Lua, que está sempre aí com a gente desenvolvendo o trabalho deles, e as crianças conhecem bem, e a Águas do Rio, que é sempre parceirona da escola. Estamos muito felizes por estarmos recebendo esse projeto aqui e as crianças estão amando”, analisou a diretora.
As alunas do 5º ano, Luna Machado, e do 6º ano, Rayssa Torres, assistiram a peça e falaram do que aprenderam com a apresentação. “Eu achei legal porque eles incentivaram as crianças a jogarem lixo no lugar correto”, disse Rayssa. Já a aluna do 5º ano, falou: “eu aprendi que a gasolina e a fumaça que sai do carro, polui o ar da cidade”.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por Lívia Louzada