Monólogo ‘Às margens’ anuncia temporada de circulação

às
Às Margens Gabi II_20240606_132033_0000
Foto: Divulgação

A atriz Gabriele Rangel se prepara para um novo desafio. ‘Às margens’ é o nome do espetáculo que será apresentado em seis escolas da rede pública de ensino de Rio Bonito e Tanguá, entre junho e agosto de 2024.

O monólogo, que é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, lança o olhar sobre personagens femininas do passado brasileiro. As histórias de cinco mulheres brasileiras são narradas, combinando suas biografias e eventos da história do Brasil.

Monólogo 'Às margens' anuncia temporada de circulação
Monólogo ‘Às margens’ anuncia temporada de circulação Foto: Divulgação

Sem a pretensão de dar conta de todos os nomes marcados na história Brasileira, o monólogo “Às margens”, escrito por Rafael Cal, com Gabriele Rangel e dirigido por Zeca Novais, quer apresentar a trajetória dessas mulheres pretas, indígenas, brancas, mestiças, que sempre estiveram em luta e, muitas vezes, foram postas à margem da história.

Leia mais – Biblioteca Volante Lona na Lua leva literatura às escolas públicas de Rio Bonito siga nossas redes sociais.

Pela primeira vez atuando em um monólogo, a atriz Gabriele Rangel fala com muita emoção sobre este novo desafio. “Apresentar a participação popular e feminina na história do Brasil, destacando a participação ativa da mulher nas lutas por direitos é essencial para que todos, em especial os mais jovens, tenham consciência sobre como essas mulheres mudaram o curso da história desse país”.
O diretor do espetáculo, Zeca Novais, exalta a importância de promover essa reflexão dentro da escola pública. “O teatro tem o poder de divertir, emocionar, mas também de trazer o público ao centro do debate, estimulando a reflexão. Poder levar este trabalho para dentro da escola pública é muito importante”.

Todas as sessões contarão com a presença de uma intérprete de libras, e ao final de cada apresentação será realizada uma oficina de Teatro e debate com o público presente.

📍Programação:

  • 27/06 – Colégio Estadual Desembargador Jose Augusto Coelho Rocha Junior – Bela Vista (Rio Bonito/RJ) às 09h
  • 27/06 – Colégio Estadual Barão do Rio branco – Centro (Rio Bonito/RJ) às 14h
  • 01/07 – Escola Municipal Vereador Antônio Duarte Lopes – Vila Cortes (Tanguá/RJ) às 09:30h
  • 01/07 – Escola Municipal Professora Zulquerina Rios – Bandeirantes II (Tanguá/RJ) para alunos do EJA às 18:30h
  • 07/08 – Lona na Lua (Tanguá/RJ) às 09h
  • 07/08 – Lona na Lua (Rio Bonito/RJ) às 14h

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias