Monólogo ‘Às margens’ anuncia temporada de circulação

às
Às Margens Gabi II_20240606_132033_0000
Foto: Divulgação

A atriz Gabriele Rangel se prepara para um novo desafio. ‘Às margens’ é o nome do espetáculo que será apresentado em seis escolas da rede pública de ensino de Rio Bonito e Tanguá, entre junho e agosto de 2024.

O monólogo, que é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, lança o olhar sobre personagens femininas do passado brasileiro. As histórias de cinco mulheres brasileiras são narradas, combinando suas biografias e eventos da história do Brasil.

Monólogo 'Às margens' anuncia temporada de circulação
Monólogo ‘Às margens’ anuncia temporada de circulação Foto: Divulgação

Sem a pretensão de dar conta de todos os nomes marcados na história Brasileira, o monólogo “Às margens”, escrito por Rafael Cal, com Gabriele Rangel e dirigido por Zeca Novais, quer apresentar a trajetória dessas mulheres pretas, indígenas, brancas, mestiças, que sempre estiveram em luta e, muitas vezes, foram postas à margem da história.

Leia mais – Biblioteca Volante Lona na Lua leva literatura às escolas públicas de Rio Bonito siga nossas redes sociais.

Pela primeira vez atuando em um monólogo, a atriz Gabriele Rangel fala com muita emoção sobre este novo desafio. “Apresentar a participação popular e feminina na história do Brasil, destacando a participação ativa da mulher nas lutas por direitos é essencial para que todos, em especial os mais jovens, tenham consciência sobre como essas mulheres mudaram o curso da história desse país”.
O diretor do espetáculo, Zeca Novais, exalta a importância de promover essa reflexão dentro da escola pública. “O teatro tem o poder de divertir, emocionar, mas também de trazer o público ao centro do debate, estimulando a reflexão. Poder levar este trabalho para dentro da escola pública é muito importante”.

Todas as sessões contarão com a presença de uma intérprete de libras, e ao final de cada apresentação será realizada uma oficina de Teatro e debate com o público presente.

📍Programação:

  • 27/06 – Colégio Estadual Desembargador Jose Augusto Coelho Rocha Junior – Bela Vista (Rio Bonito/RJ) às 09h
  • 27/06 – Colégio Estadual Barão do Rio branco – Centro (Rio Bonito/RJ) às 14h
  • 01/07 – Escola Municipal Vereador Antônio Duarte Lopes – Vila Cortes (Tanguá/RJ) às 09:30h
  • 01/07 – Escola Municipal Professora Zulquerina Rios – Bandeirantes II (Tanguá/RJ) para alunos do EJA às 18:30h
  • 07/08 – Lona na Lua (Tanguá/RJ) às 09h
  • 07/08 – Lona na Lua (Rio Bonito/RJ) às 14h

Veja também

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às
Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias