Turismo no Rio de Janeiro: O impacto econômico das altas temporadas

às
sol
Foto: Pixabay

Rio de Janeiro é um dos locais mais visitados do Brasil e aquece a economia da região sudeste

A cidade do Rio de Janeiro é uma das mais famosas do cenário brasileiro. Localizada na região sudeste do país, o município é uma das locomotivas econômicas do país e conta com uma estrutura privilegiada para receber turistas ao longo do ano, principalmente nos momentos de alta temporada.
Por conta disso, os políticos locais investem pesado na área do turismo e a expectativa é que a cidade consiga faturar cada vez mais a cada ano e isso é fundamental para manter a economia aquecida.

Mercado Imobiliário
Um dos pontos que conseguem ter ótimos rendimentos financeiros nas épocas de alta temporada é o setor imobiliário. Cada vez mais os turistas apostam no aluguel no RJ de imóveis temporários, o que deixa a rotina muito mais tranquila e privada em comparação com a rede hoteleira.
É claro que os hotéis ficam cheios e entregam uma ótima estrutura aos turistas que projetam os dias de descanso no Rio de Janeiro, mas os imóveis de curta temporada, também são procurados e dão uma sensação de conforto diferenciada.
Quem ganha com isso são os proprietários, que entendem o momento do ano e investem pesado para faturar alto.

Quais datas ficam mais procuradas?
Conhecida pela forte onda de calor ao longo do ano, o período mais procurado em solo carioca para frequentar fica no verão, entre o início de dezembro e vai até março, quando normalmente é encerrado o carnaval.
Por ser uma cidade mais festiva, a alta temporada do carioca costuma entregar uma forte demanda de atrações, como, por exemplo, o Ano Novo em Copacabana, que é um dos mais conhecidos do Brasil.
Nas areias da praia, a Prefeitura investe em atrações de peso e uma queima de fogos histórica para repercutir em todos os cantos do mundo e a beleza é encantadora do evento.
Logo depois da virada do ano, o carnaval do Rio de Janeiro entra em cena. É claro que o glamour vem da Marquês de Sapucaí, onde as escolas de samba apresentam seus desfiles luxuosos, mas o carnaval de rua também é famoso e os blocos entregam muito entretenimento aos visitantes que optam por ficar na cidade.

Turismo no Rio de Janeiro
Turismo no Rio de Janeiro: Rio de Janeiro é um dos locais mais visitados do Brasil e aquece a economia da região sudeste Foto: Pixabay

Onde ficar no Rio de Janeiro?
Os imóveis temporários no Rio de Janeiro estão distribuídos por toda cidade, mas obviamente, alguns pontos se destacam de forma mais clara e aparecem como os favoritos na questão hospedagem.
Na zona norte do Rio de Janeiro o bairro da Tijuca é o mais famoso. Conhecido por ser um ‘bairro raíz’, ele é um pedaço do RJ que preserva a sua cultura, com diversos bares que vão dos mais charmosos aos simples. Além disso, também aparece como uma das grandes atrações do Maracanã.
Na região da zona sul, Copacabana é o grande destaque. Devido a praia, que é uma das mais famosas do mundo, os turistas costumam invadir a região e aproveitar uma das principais atrações do RJ. Outro ponto que também é válido citar, é que muitos prédios são puro local de turismo, com diversos studios ou até mesmo apartamentos pequenos prontos para receber os turistas.
Ainda na zona sul do Rio de Janeiro, o destaque para os apartamentos temporários fica para os bairros de Ipanema, Leblon, Catete, Aterro do Flamengo e Botafogo, locais que são desenvolvidos em todos os sentidos e, além de entregar as facilidades aos seus moradores, também entregam muito conforto e comodidade aos turistas que optam por ficar hospedados na cidade.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias