Maricá abre Natal Iluminado 2023

Vila Natalina, com a Casa de Papai Noel, é a atração do Centro. Quinta-feira (14/12) inicia a programação de Itaipuaçu e a árvore de Natal flutuante será acesa em Araçati
às
nt 2
Fotos: Marcos Fabrício

Maricá abre Natal Iluminado oficialmente nesta quarta-feira (13/12) o Natal Iluminado 2023 com a Vila Natalina e a Casa de Papai Noel, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Nesta quarta-feira (14), a programação será iniciada às 20h na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, e na sexta-feira (15), no mesmo horário, a tradicional árvore de Natal flutuante, com 56 metros de altura seis milhões de lâmpadas de microled, e o espetáculo águas dançantes serão inauguradas na lagoa de Araçatiba. O evento é organizado pela Secretaria de Turismo e a programação segue até o dia 7 de janeiro de 2024.

Este ano a Praça Orlando de Barros Pimentel se transformou numa vila natalina com painéis luminosos da fábrica de brinquedos e da casa de Mamãe Noel; uma árvore de Natal gigante ao lado do palco onde acontece a peça “O Acender das Luzes”; neve artificial para alegria da criançada; a Casa do Papai Noel, onde crianças e adultos tiram fotos e fazem pedidos ao Bom Velhinho; personagens, como duendes, renas e soldados; além de bolas luminosas, caixas de presentes, presépio e as árvores da praça com as luzes de Natal.

Silvia Pereira de Azevedo, de 43 anos, mora em Inoã e foi prestigiar a abertura do Natal Iluminado com os dois filhos. Ela aprovou a vila natalina, novidade deste ano.

“Venho sempre que posso para curtir essa festa que contagia todo mundo. Esse ano eu gostei dos cenários da fábrica, da casinha das renas e a decoração está maravilhosa, impecável. A árvore também está linda. É muito bom proporcionar esse momento com meus filhos porque eles curtem tudo e estão adorando a neve artificial”, afirmou Silvia, que é auxiliar de farmácia.

Carolina Carvalho, de 29 anos, levou a filha Khloe Maria e a sobrinha Catarina para conversar com Papai Noel. Elas tiraram fotos e fizeram os pedidos para o dia 25 de dezembro. A pequena Khloe Carvallho, de 7 anos, quer um animal de estimação. “Pedi um coelho que anda e fala (risos). Achei muito legal tirar foto com Papai Noel”, disse a menina. A mãe estava ansiosa pelo Natal Iluminado e elogiou a decoração desta edição. “Estão lindos esses painéis luminosos e todo cenário”, destacou a contadora que mora em São José do Imbassaí.

Programação no Centro

O espetáculo teatral “O Acender das Luzes” foi apresentado num palco montado atrás da Casa de Cultura, na Praça Orlando de Barros Pimentel na quarta-feira. Excepcionalmente nesta semana de estreia, o espetáculo acontece também nesta quinta-feira (15), às 20h. Nas semanas seguintes, a atração será todas as sextas, sábados e domingos às 20h. Porém, aos sábados, as apresentações acontecem em dois horários: às 20h e às 21h.

A Casa do Papai Noel no Centro funcionará às segundas, terças e quartas das 18h às 22h, e às sextas, sábados e domingos das 18h às 0h. A Secretaria de Turismo também organizou shows gratuitos de cantores pratas da casa de sexta a domingo, a partir das 21h. Já na Praça Conselheiro Macedo Soares, também no Centro, o Coreto do Papai Noel foi inaugurado nesta quarta-feira (13) e funcionará todos os dias das 14h às 18h.

A decoração especial também está presente em prédios públicos, canteiros centrais da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e em diversos bairros da cidade.

Natal em Itaipuaçu

A programação natalina em Itaipuaçu acontecerá na Praça dos Gaviões com visitação à Casa do Papai Noel às segundas, terças e quartas das 18h às 22h, e às sextas, sábados e domingos das 18h às 0h. Já o espetáculo teatral “O Acender das Luzes” estreia nesta quinta-feira (14/12) às 20h. A programação semanal será sempre às sextas, sábados e domingos às 20h. Porém, aos sábados, as apresentações acontecem em dois horários: às 20h e às 21h.

Lagoa de Araçatiba

Em Araçatiba, a tradicional árvore flutuante será inaugurada na sexta-feira (15/12) com um show da cantora Vivi Serrano. O espaço contará com um deck e acessibilidade para que pessoas com deficiência, maricaenses e turistas possam tirar fotos bem próximo a ela. O píer ficará aberto ao público às segundas, terças e quartas das 18h às 22h e às sextas, sábados e domingos das 18h às 0h.

Outra atração do local é o espetáculo das águas dançantes na lagoa, que terá duas apresentações por dia: às 20h30 e às 21h30 de quinta a domingo. Também serão realizadas apresentações nos dias 25/12 e 01/01. Com auxílio de bombas submersas, o espetáculo tem efeito tridimensional e exibe movimentos com jatos de água, criando efeitos de dança sincronizada com música, iluminação colorida, fogo, fogos de artifício, além de um filme natalino. Todas as apresentações têm duração de 10 minutos.

O espaço gourmet, com expositores de gastronomia e bebidas, funcionará todos os dias das 18h às 22h (segundas, terças e quartas) e das 18h às 0h (sextas, sábados e domingos). No local também serão realizados shows de cantores pratas da casa a partir das 21h30.

Natal de Dia
A novidade deste ano será o chamado ‘Natal de Dia’, que decora o eixo da Rua Ribeiro de Almeida, entre as praças Orlando de Barros Pimentel e Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Neste trecho há um coreto natalino e também um túnel de arcos luminosos, que segue até a praça agroecológica, em Araçatiba. Ao lado da árvore, um telão vai exibir filmes com histórias de famílias maricaenses mostrando como o Natal ilumina suas vidas.

O Natal quer a gente presente
Uma ampla campanha publicitária também vai estar nas ruas nos próximos dias, para mostrar o conceito temático do evento deste ano. Com o slogan “O Natal Quer a Gente Presente”, a ideia é mostrar que, apesar da conexão permanente pelas redes sociais, a era digital agravada pela pandemia da covid-19 fez muita gente se afastar. Por isso, a campanha levanta a bandeira da presença, do olho no olho, do brilho dos encontros, reforçando o duplo sentido da palavra ‘presente’ que se intensifica na época do Natal.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil colocará bandeiras no entorno da árvore flutuante
Fotos: Marcos Fabrício

Ronda lagunar
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil colocará bandeiras no entorno da árvore flutuante para impedir que embarcações se aproximem e fará rondas preventivas em toda a lagoa. Durante todo o dia haverá ainda guarda-vidas no local e um grupamento de combate a incêndio atuará no período noturno.

Veja também: Maricá inaugura nesta quarta-feira Natal Iluminado 2023 e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta segunda-feira (04/03) o segundo polo de atendimentos à dengue
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias