Riobonitense fica em 1º lugar em competição profissional de fisiculturismo

às
foto destaque site (5)
Foto: Arquivo pessoal

O atleta de fisiculturismo de Rio Bonito, Eric Vieira, também conhecido como Galo, de 24 anos, conquistou uma façanha no último dia 28 de setembro. Ele participou pela primeira vez do campeonato profissional de fisiculturismo, o MuscleContest Rio Pro (NPC), que aconteceu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e voltou para Rio Bonito com dois troféus, um de 1º (para atletas estreantes) e outro de 3º lugar (para atletas com limite específico de altura), ambos na categoria Men’s Physique.

Com 1,78cm de altura, 100kg e 7% de gordura corporal, se engana quem pensa que Eric começou a fazer musculação há pouco tempo. Desde os 16 anos ele frequenta academia e sempre gostou de se alimentar bem.

Ele conta que apesar de nunca ter gostado de fazer dieta, sempre comeu de forma saudável, o que ele chama de “comer limpo”. “Isso foi primordial para refletir nos resultados que tenho hoje em dia, pois comecei desde novo”, destaca o atleta.

Mas apesar de gostar de uma boa alimentação, Eric conta que não gostava de fazer dieta. Ele almejava um corpo definido, mas somente com os treinos, não alcançava o que pretendia. Ao procurar uma nutricionista para conseguir melhorar sua alimentação e consequentemente seu corpo, ele ouviu dela a ideia de que tinha os atributos necessários para competir no fisiculturismo. Eric gostou da ideia, seguiu o plano alimentar e os treinos corretamente e, em 2022, participou do Mr. Itaboraí.

“Minha primeira preparação, em 2022, foi natural, o processo não foi fácil. Abdiquei do meu estilo de vida para fazer muito cardio (exercício cardiovascular) todos os dias, que eu odiava e comer certo todos os dias. Para mim, era uma tortura mental, mas quando chegou no dia do campeonato (Mr. Itaboraí), estava com o abdômen trincado, como sempre quis ter, e isso com uma preparação que durou menos de seis meses. Eu vi que tinha conseguido um shape que não havia conseguido em anos. Foi aí que percebi que a dieta era a resposta que precisava”, lembra ele.

Eric lembra que a partir desta competição, começou a pesquisar e se dedicar ainda mais, pois percebeu que tinha mais probabilidade de ter bons resultados corporais, se aliasse a dieta aos treinos, tudo voltado para seus objetivos. “Abdiquei 100% da vida que tinha anteriormente, comida, ciclos sociais e álcool”.

Atleta. Ele participou pela primeira vez do campeonato profissional de fisiculturismo e conquistou dois troféus, um de 1º e outro de 3º lugar
Eric Vieira e seu coach, Jhemerson Oliveira – Foto: Arquivo pessoal

Nessa jornada, foi apresentado a Jhemerson Oliveira, que hoje é seu coach. Eric então teve a dieta e os treinos alinhados, e os resultados começaram a surgir. 2023 foi o seu ano. No Mr. Cabo Frio 2023 ele ficou com dois troféus de 1º lugar, um Overall Body Muscle e um Overall Men’s Physique Classic. Em outra competição, o Champions 2023, que aconteceu no Tijuca Tênis Club, no Rio, Galo trouxe para Rio Bonito um troféu de 1º lugar (Overall Body Muscle) e um de 2º (Men’s Physique Classic).

Mas sua grande conquista aconteceu no último dia 28, quando ele participou da sua primeira competição profissional e ficou com um 1º lugar e um 3º lugar.

“Antes da competição, pensei: ‘se eu pegar qualquer top 5, top 4, estou muito satisfeito’, por que é um nível altíssimo, só de ter o prazer de pisar em um palco profissional, vai ser gratificante para mim, independente do resultado. Mas o resultado foi: subi em duas categorias, a primeira peguei 1º lugar, na segunda peguei 3º lugar, pois já era uma categoria com um nível um pouco mais alto de atletas. Isso (ter tido esses resultados), foi super gratificante, vi que tenho muito potencial para esse esporte, vi que todo esforço valeu e está valendo a pena”.

Como o próprio atleta diz, agora, o céu é o limite para Eric. “Vou continuar me esforçando para me lapidar e ver até onde consigo chegar. A meta é conquistar o Pro Card do atleta (cartão que dá status de profissional ao atleta de fisiculturismo, permitindo que ele possa competir em eventos profissionais no mundo todo), que vou lutar para conseguir. O céu é o limite, pois energia eu tenho de sobra”.

Além disso, leia também:

Comício de Rodrigo Medeiros lota o Centro de Tanguá

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Opção ajuda usuários a economizarem tempo ao ler o que foi dito pela outra pessoa, em vez de ouvir toda a gravação.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias