Mais de 90 câmeras serão utilizadas no entorno do Sambódromo durante carnaval

90 câmeras, de segurança nos dias de desfile no entorno da Marquês de Sapucaí.
às
pref
Foto: Reprodução/TV Globo

A Riotur apresentou na manhã desta terça-feira (6) o Plano Especial de Operações de vários órgãos da Prefeitura do Rio no período do carnaval. Para a segurança dos foliões, o Centro de Operações (COR) vai utilizar 90 câmeras de segurança nos dias de desfile no entorno da Marquês de Sapucaí.

Além disso, o município fez uma parceria com o Waze e as interdições de vias na cidade serão disponibilizadas em tempo real.

Outra novidade neste ano é a iluminação doa Marquês de Sapucaí. De acordo com a prefeitura, o sambódromo vai receber 570 refletores — 510 deles voltados para a Avenida. O diferencial é que a maioria das agremiações vão controlar toda a iluminação para ressaltar alas, fantasias, comissão de frente e surpreender os jurados e público.

O controle ficará no setor 10. Ao todo, serão utilizadas 2 mesas de controle com 4 painéis exibindo imagens em tempo real de todos os setores da Avenida. Além disso, haverá projeção 3D que mostra como as luzes estão sendo vistas pelo público. Estão sendo utilizados 24 quilômetros de fibra ótica e 14 câmeras ligadas à sala de controle.

Saúde

Durante os desfiles no sambódromo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai dispor de 6 postos médicos (nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e Apoteose) com 12 leitos (7 UTIs). Além disso, 16 ambulâncias serão disponibilizadas.

Além disso, nos dias dos desfiles, 76 servidores do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) fiscalizarão a produção, distribuição e comercialização de alimebtos e bebidas em pontos de vendas e camarotes.

Transportes

A Prefeitura do Rio preparou uma operação especial para o sistema de transporte público durante o período de desfiles de Carnaval. A orientação é que a população planeje suas viagens com antecedência por conta das interdições que ocorrerão nos entornos do Sambódromo.

As linhas de ônibus sofrerão modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas. Os táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.

De acordo com a Prefeitura, as linhas oriundas da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Avenida Brasil, que passam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

Já os ônibus que vão da Zonas Norte e Oeste com destino Centro e Zona Sul, e que passam pela Avenida Presidente Vargas, farão desvio pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.

O MetrôRio vai funcionar a partir das 5h de sexta-feira (9) até 23h59 de terça (13).

De sexta até terça, a Supervia vai reforçar a operação dos trens com a oferta de viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas para os ramais Japeri e Santa Cruz (atenderão também as estações do ramal Deodoro) e Saracuruna.

A estação Central do Brasil ficará aberta continuamente do início da operação de sexta-feira de Carnaval até a terça. Na operação das madrugadas, todas as outras estações do sistema ferroviário funcionarão somente para desembarque de passageiros.

Combate ao assédio

A Prefeitura do Rio prometeu montar na Sapucaí e na Intendente Magalhães postos de atendimento às mulheres com equipes técnicas como advogadas, psicólogas e assistentes sociais para apoio a mulheres que porventura sejam vítimas de crimes. Além disso, agentes da Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal darão apoio.

Intendente Magalhães

Nesta terça, o presidente da Riotur, Ronnie Costa, afirmou que a montagem da estrutura na Intendente Magalhães, para receber as escolas do Grupo de Avaliação e das séries Prata e Bronze, começará nesta quarta-feira (7). Ele negou que exista atraso.

Costa salientou que existe um cronograma para que a montagem não atrapalhe no trânsito no trecho da Estrada Intendente Magalhães, em Oswaldo Cruz, Zona Norte.

“Oficialmente, afirmamos que não tem atraso. Está dentro do planejamento. Foi feito um cronograma e a montagem será a partir de quarta-feira. Por isso não existe movimento (de operários) na Intendente Magalhães. Uma empresa ganhou a licitação e vai montar a estrutura. Estamos dentro do prazo e dentro das regras, obedecendo o que a CET-Rio nos propôs”, disse Costa.

“Nós pedimos para que adiassem a montagem (da estrutura na Intendente Magalhães), porque mesmo com uma reversível impacta o trânsito da região”, informou Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio.

Fonte: g1.globo.com

Veja também

Ministério Público do estado, Secretaria de Polícia Civil e Delegacia de Homicídios também foram oficiados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Mais de 90 câmeras serão utilizadas no entorno do Sambódromo durante carnaval e nos acompanhe nas redes […]

trackback

[…] também: Mais de 90 câmeras serão utilizadas no entorno do Sambódromo durante carnaval e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias