Governador sanciona lei que dá a Itaboraí título de Cidade de Relevância Paleontológica Estadual

A lei é de autoria do deputado estadual Guilherme Delaroli, e foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em Diário Oficial na última terça-feira (17)
às
cad33099-c554-4341-9d62-90395cb385b0
Relevância científica e turística do parque motivou lei sancionada pelo governador - Foto: Divulgação

Visitado por estudantes, acadêmicos e pesquisadores, o Parque Municipal de São José de Itaboraí ajudou o município a ganhar o título de Cidade de Relevância Paleontológica Estadual. A Lei 10.136/2023, de autoria do deputado estadual Guilherme Delaroli (PL), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada em Diário Oficial nesta terça-feira (17/10).

A riqueza natural tornou o Parque de São José de Itaboraí referência no campo de pesquisas, tanto na área mineralógica, quanto no ramo paleontológico. 

Para Guilherme Delaroli, conferir a Itaboraí o título é uma maneira de valorizar não só a região, como também a atuação de estudantes e profissionais.

“O Parque Municipal de São José de Itaboraí é um valioso atrativo turístico. Além da relevância científica, a sanção da lei pelo governador vai dar ainda mais notoriedade a esse espaço de preservação e conhecimento para futuros pesquisadores”, destaca o deputado Guilherme Delaroli.

Deputado Delaroli valoriza a riqueza natural para potencializar o turismo no município de Itaboraí 

A bacia da região possui o mais antigo registro brasileiro da fauna e flora fóssil do período cretáceo, destaca a doutora em Geologia pela UFRJ, Lílian Paglarelli Bergqvist.

Segundo o professor do Departamento de Geociências da Uerj, Luís Otávio Castro, o parque funciona como uma bacia-escola e tem cumprido seu papel na formação de futuros profissionais, proporcionando a realização de aulas práticas das mais variadas áreas da geociência, por meio das rochas e fósseis que lá se encontram preservadas.

Veja também

Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias