Municípios do Rio entram na lista dos mais frios do país; entenda

as cidades mais frias do Brasil, e surpreendentemente, três municípios do Rio “encorpam” essa lista. Localizados nas regiões Serrana e Sul
às
frio
Foto: Reprodução

Apesar de um inverno atípico, com temperaturas mais elevadas que o comum em muitas partes do país, diversos brasileiros continuam enfrentando um clima gelado em algumas localidades. Um levantamento recente revelou as cidades mais frias do Brasil, e surpreendentemente, três municípios do Rio “encorpam” essa lista. Localizados nas regiões Serrana e Sul do estado, esses lugares atraem os cariocas mais apaixonados pelo frio.

A Serra Catarinense continua liderando o ranking das cidades mais frias do Brasil, com os municípios de São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra. No entanto, nas medições mais recentes, Itatiaia e Nova Friburgo também se destacam como municípios com temperaturas extremamente baixas. Petrópolis também marca presença na lista, com mínimas surpreendentes.

A explicação para essas temperaturas não está nas sedes dos municípios, que já são naturalmente frias, mas sim nas áreas mais altas pertencentes aos parques florestais. Esses três municípios possuem picos e montanhas com as maiores altitudes do estado e da região Sudeste. Um exemplo é o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, que alcança 2.791 metros de altitude e frequentemente registra temperaturas negativas, rivalizando com as cidades catarinenses. Outros pontos altos incluem a Pedra do Açu, em Petrópolis (2.245m) e o Pico Maior de Friburgo, em Nova Friburgo (2.316 m).

O acesso a essas localidades é extremamente desafiador, geralmente limitado a trilheiros e profissionais que trabalham para órgãos ambientais. Durante o inverno, as temperaturas podem cair significativamente abaixo de zero, com ocorrência de geadas e ocasionalmente neve. Em 2024, o Pico das Agulhas Negras registrou a menor temperatura do ano até agora, atingindo -8,5°C em junho.

Fonte: diariodorio.com

Veja também: Rio terá tempo instável e previsão de chuva fraca nos próximos dias e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seis municípios no estado do Rio
às
As compras internacionais feitas a partir do próximo sábado, dia 27, já poderão vir a ser taxadas com o novo imposto de importação
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Veja também: Municípios do Rio entram na lista dos mais frios do país; entenda […]

Últimas Notícias