Inaugurando novo espaço, Lona na Lua encanta convidados com peça ‘Sonho de Uma Noite de Verão’

às

“Não tente entender como as coisas são aqui. A gente inventa um jeito pra fazer tudo existir”. Foi com a marcante frase que o Lona na Lua, de Rio Bonito, deu início a um novo capítulo na história do projeto que, neste ano, completa dez anos. As noites deste fim de semana, na sexta-feira (8) e no sábado (9), marcaram a inauguração oficial do novo espaço cultural do projeto, após quase um ano de obras e preparação. Durante os dois dias, o espetáculo foi prestigiado por 500 espectadores, que contribuíram com a construção da nova sede do Lona, localizada na Rua Admário Alves de Mendonça, no Centro de Rio Bonito.

Os ‘loneiros’ apresentaram ao público a peça ‘Sonho de uma Noite de Verão’, estrelada por jovens e adolescentes que atuam no projeto. A trama conta a história de Lisandro e Hérmia, um casal apaixonado que se vê diante de uma encruzilhada quando o pai da protagonista deseja que ela se case com outro homem, Demétrio, que por sua vez, é o amor da vida de outra personagem, Helena. Lisandro e Hérmia decidem, então, fugir, sendo perseguidos por Helena e Demétrio até uma floresta cheia de seres mágicos.

Trama relata a história dos casais Hérmia e Lisandro e Helena e Demétrio (Foto: Bruna Rodrigues)

Lá, o público é apresentado a novos personagens, como a rainha Titânia, seu esposo e suas fadas, e o elfo Puck, que provoca muita confusão entre todos os personagens da trama. Nem mesmo o grupo de atores amadores, que se preparam para apresentar a peça ‘A Mais Lamentável Comédia e a Mais Cruel Morte de Píramo e Tisbe”, vão escapar das peripécias de Puck. O espetáculo, de cerca de 1h30, une as especialidades do Lona na Lua, como teatro, música e arte circense em uma história que faz rir, mas que também cativa e provoca curiosidade e expectativa no público. O evento também contou com uma breve homenagem à Raphaela Dias, artista do Lona que faleceu há sete anos.

Realização de um sonho

“É um sonho de criança”, responde o idealizador do Lona, o artista Zeca Novais, quando perguntado sobre o sentimento em abrir as portas do novo espaço do centro cultural. “O Lona completou dez anos agora e a gente encara como um grande presente ter o nosso próprio nosso cantinho. E o mais bonito é que a construção desse espaço foi toda feita com colaboração da galera. Devemos muito a população de Rio Bonito, aos amigos que acompanham o trabalho, a imprensa local e os educadores da cidade. Muita gente contribuiu do jeito que pôde. Tive pessoas lindas que apoiaram isso aqui”, relembra.

A inauguração também foi o momento de relembrar a trajetória vivenciada pelo Lona ao longo dos últimos meses. Para Zeca, 2019 foi um ano que marcou o crescimento artístico de todos envolvidos no projeto. “A parceria com o SESC-Rio, em que estamos percorrendo mais de 20 cidades da região Norte e Noroeste do Estado; a Bienal do Livro, que chegou pra ressignificar a nossa história. A gente sabe da nossa responsabilidade social, mas existe uma evolução artística dos meninos e isso ficou evidenciado enquanto a gente estava aqui montando a nossa casa”, afirma o artista.

Nova sede do Lona na Lua está localizada na Rua Admário Alves de Mendonça, no Centro (Foto: Bruna Rodrigues)

Alguns dos colaboradores do Lona presentes no espetáculo do sábado (9) não esconderam a felicidade com a inauguração do novo espaço do projeto, como a gerente de responsabilidade social da Rede Globo, Ana Paula Brasil. “Fico muito feliz. O Zeca é um parceiro nosso há bastante tempo, e eu acabei virando fã do projeto. É um trabalho levado muito à sério e com muita alegria, e eu acho que isso é vital pra região. Acho que a comunidade tem que fazer um esforço pra manter isso vivo. É um sonho do Zeca, mas é algo que, hoje, pertence a muita gente”, afirma Ana Paula.

“Não sei nem o que falar, é muita felicidade. Eu sinto a alegria deles, em uma cidade que não tem muitas opções, eu contribui como uma formiguinha com tudo o que eles fazem. Como a cultura está caminhando hoje, as coisas precisam acontecer com os esforços de cada um de nós”, pontua Wilza Maria Melo Nunes, arquiteta riobonitense que auxiliou no desenvolvimento do projeto estrutural da nova sede do Lona na Lua.

A atriz Clara Sasso, interprete da protagonista Hérmia, se declarou apaixonada pelo Lona na Lua, e falou sobre o processo de preparação para a inauguração da nova sede do projeto. “Foi um processo de muita união, muita gente doou e nos ajudou. Quando tudo estava tudo pronto, a gente percebeu que finalmente conseguimos o que a gente tanto sonhou, um lugarzinho só pra gente. Aqui, a gente vê toda a nossa batalha, é o fruto de tudo que a gente teve que fazer até chegar aqui. Eu entrei no Lona em 2016 e fiz cinco peças, e ver o quanto o projeto cresceu é maravilhoso. Eu sou apaixonada por esse lugar”, confidenciou Clara.

Interpretando a personagem Helena, a atriz e professora de dança Sarah Rocha comentou sobre o espetáculo. “A gente já tinha apresentado essa peça antes, mas foi tão gostoso de se fazer e assistir.  Foi um prazer enorme porque ele explica tudo que a Lona é; magia, sonho, diversão. Agora com esse espacinho que é nosso graças aos apoiadores, a gente espera que mais crianças venham estar com a gente”, disse.

Espetáculo contou com participação de jovens e adolescentes que atuam no projeto (Foto: Bruna Rodrigues)

O ator Pedro Fernando, que interpretou o elfo Puck, também não escondeu seu gosto pela peça, escrita originalmente por William Shakespeare. “Eu estava ansioso pra apresentar essa peça e finalmente chegou o dia. ‘Sonho de Uma noite de Verão’ é uma peça que eu gosto muito, tem uma trama interessante. O meu personagem Puck, faz uma bagunça. Espero que a partir de agora gente ofereça ainda mais arte, e felicidade através da nossa arte, que é muito importante”, afirmou Pedro.

Reconhecimento do público

A recepção entre o público após o fim da peça foi mais do que positiva. Entre risos e lágrimas de emoção, a importância do papel social que o projeto desempenha na cidade de Rio Bonito foi um consenso entre os espectadores. “Rio Bonito tinha que ter mais desses movimentos. É uma opção para tirar os jovens da rua e evitar que não sigam caminhos errados”, opina o jovem Bruno Zaniboni de Oliveira, morador do Centro, que garantiu ter gostado muito do espetáculo. “Isso aqui é muito bom, foi maravilhoso. É a primeira vez que eu venho no Lona. O projeto é excelente, os jovens precisam disso”, concordou Telma Moura Amaral, também moradora do Centro.

“O jeito que o Lona tem de se reinventar é espetacular. Eu acho isso importante, porque traz cultura para um lugar no interior que não tem acesso a muitas coisas”, opinou Josiele Félix dos Santos, que estava acompanhada das amigas Juliana Rodrigues e Helen Rosário de Castro. “Esses movimentos tiram as crianças das ruas e levam pra arte, e é disso que os jovens precisam. É um exercício mental, traz felicidade também para uma criança que é isolada, por exemplo. Acho que toda a cidade deve investir nisso”, afirma Helen. Juliana, que concordou com as amigas, não hesitou em admitir que se emocionou com o espetáculo. “A peça foi linda. Eu chorei”, confessou, rindo.

Espetáculo uniu música, teatro e arte circense (Foto: Bruna Rodrigues)

‘Sonho de Uma Noite de Verão’ foi protagonizada pelos atores Clara Sasso (Hérmia), Gabriel Barros (Lisandro), Sarah Rocha (Helena), Wallace Silva (Demétrio) e Pedro Fernando (Puck), contando com a adaptação e a direção de Zeca Novais, figurino e coreografias de Clébio Holanda, direção de circo de Dérik Nunes e direção musical de Ricardo Hoffmann.

Veja também

O aumento no fluxo deve ocorrer a partir das 14h desta sexta (19), quando são esperados mais de 99 mil veículos
às
Os moradores da rua contaram que o dono da moto percebeu o veículo descendo e tentou tirá-la do caminho. Mesmo assim, o veículo atingido.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias