“Poda criminosa”, “absurdo”, “lamentável”, “estupidez”. Essas foram algumas reações dos internautas após a poda realizada pela Prefeitura de Rio Bonito, no último fim de semana, na Avenida Presidente Castelo Branco, a popular rua dos bancos. A ação foi realizada ontem por equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente. Vale ressaltar que há exatamente um mês uma árvore caiu no local e quase atingiu um veículo.
“Poda criminosa! Fora do tempo, radical. Totalmente desnecessário. Poderiam aguardar maio e fazer uma poda menos radical em todas as árvores. Mais tratamento fitossanitário, como retirada de parasitas como erva passarinho e barba de velho. Além de tratamento das plantas identificando outras doenças que as enfraquecem”, postou Guto Prevot. Já Rodrigo Motta escreveu: “Um absurdo, depois ficam perguntando por que está tão quente. Será por quê?”
Um internauta ponderou: “Então vocês sabem se essas árvores estão saudáveis, se tem algum risco delas caírem e ferir alguém? Acho que devemos procurar saber mais! Às vezes, a árvore pode está bonita por fora, mas podre por dentro”, argumentou Humberto Duarte. Saulo Santiago se posicionou: “Se tivesse risco de cair, não seria poda, arrancariam a árvore. Não tem fios na rua, as árvores ficam no canteiro central. É poda mesmo, que deveria ser feita no inverno e foi feita no auge do calor. Cortem mais árvores mesmo, tá pouco”, alfinetou.
Prefeitura explica medida
Procurada, a secretária de Meio Ambiente, Edna Martha, informou que a medida foi necessária devido aos riscos que o local apresentava. “Recentemente uma árvore tombou no local, após ventos fortes e chuvas intensas, muito comuns nesta época do ano. Como as árvores estão grandes e pesadas e apresentam muitas irregularidades a possibilidade de queda é maior. Em breve, a prefeitura iniciará um trabalho de recuperação dos canteiros do local, com alargamento do espaço para dar maior mobilidade à população”, explicou a secretária Edna Martha Marinho.
Foto: Ricardo Abrahão Flores