Em boletim divulgado na tarde de hoje (8), a Secretaria Municipal de Educação informou que não há previsão do retorno das aulas presenciais em Rio Bonito. Em contrapartida, a Prefeitura criou a Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19 para organização de um protocolo de retorno gradual das aulas presenciais, atendendo a uma solicitação do Ministério Público.
‘Esse documento será um planejamento das estratégias para o futuro e possível retorno das escolas presenciais e que devem estar condicionadas ao atendimento às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e órgãos competentes, de forma à garantir a segurança dos alunos e dos profissionais. Deverá também conter estratégias para combater a desigualdade educacional, novas e excepcionais demandas que surgirão, tais quais o acolhimento emocional dos alunos e profissionais da educação, além de um acompanhamento mais próximo dos estudantes com maior propensão ao abandono ou evasão”, diz um trecho do comunicado.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Wanderlúbia Antunes, o Protocolo de retorno gradual das aulas presenciais seguirá orientações de documentos publicados por órgãos oficiais como: Organização Mundial de Saúde (OMS); Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). “Esse material será uma referência e cada Instituição de Ensino, Estadual, Municipal ou Privada deverá fazer suas reflexões, análises críticas e ajustes às particularidades e ao contexto local, ou seja, devem ser levadas em consideração as características de cada unidade escolar, bairro ou região para que cada uma possa elaborar seu protocolo individual”, disse.