Prefeitura de Rio Bonito comemora Dia Municipal da Cultura

às

O prefeito Leandro Peixe e o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, participaram da solenidade em comemoração ao Dia Municipal da Cultura, realizado na última segunda-feira (4).  A data foi escolhida para homenagear o aniversário do poeta, escritor e advogado Leir Moraes, autor das obras, “Sonetos, Nas grades do destino, Nos braços do passado, Breves cantigas, Céu apagado, Bola de gude, Nada mais, Corriola, Contos da casa apagada e Pé-de-moleque”, com destaque hoje na Casa da Cultura Hélio Nogueira. Na oportunidade, eles também entregaram o “Centro Cultural de Rio Bonito”, que passa a abrigar a Biblioteca Municipal Celso Peçanha, a Casa da Cultura Hélio Nogueira e a Secretaria de Cultura e Turismo, no antigo prédio da prefeitura, na Praça Fonseca Portela, aberto diariamente das 8 às 17h.

O prefeito falou da importância da de ocupar o antigo prédio da prefeitura com a Biblioteca Municipal Celso Peçanha e a Casa da Cultura Helio Nogueira, para que a população tenha acesso a dois equipamentos culturais importantes para a cidade.

“A abertura desse Centro Cultura é muito importante para a cultura da nossa cidade, que está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo”, afirma o prefeito.

Já o secretário de Cultura  abordou o resgate de bens culturais, recuperação de mobiliário, fotografias e acervo que vem sendo feito pelos técnicos da secretaria de Cultura.

“Valorizar à difusão das manifestações culturais e a criação de leis que garantam a permanência destes equipamentos,  é o grande legado da Cultura” declarou o Janderson Muniz, que parabenizou aos familiares e amigos do saudoso poeta Leir Moraes.

A comemoração contou com a presença de filho de Leir Moraes, Marcos Fernando,  da poetisa, escritora, Carminha Cordeiro, do Sr. Maríssimo Martins e D. Aldecir, Conselho Municipal de Cultura, na representação civil de Ariane Marins e Dawson Nascimento, equipe da SEMCUT, Secretário de Comunicação Adevalcir, Dr. Leonardo da Procuradoria, jornalista Flávio Azevedo, Marcelo Kaws e Fábio Fernando, músicos e ativistas cultural, entre outros.

Crédito: Secretaria de Comunicação Social de Rio Bonito

Veja também

Ela foi convocada para esclarecer publicidades feitas com jogos de azar online.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias