O projeto social de karatê mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito trouxe ótimos resultados do Campeonato Brasileiro disputado no Rio Grande do Sul, entre 22 a 24 de setembro. A competição, disputada na cidade de Três Coroas, contou com a participação de sete atletas do projeto, que representaram a delegação do Rio de Janeiro, junto com atletas da cidade carioca, incluindo o Sensei Dhiego Willian. Os atletas obtiveram um total de 14 medalhas nas provas masculinas e femininas.
As medalhas foram conquistadas com o pequeno Luiz Miguel Pereira, de apenas quatro anos (categoria 0 a 7 anos), que se destacou ao conquistar a medalha de ouro na modalidade kumite (luta) e o bronze no kata. Já Ana Clara, de 11 anos (10 a 11), conquistou o ouro no kumite e no kata, enquanto a atleta Sofia Roland, 15 anos, ficou com a prata no kumite e o bronze no kata, na categoria de 14 a 15 anos. Outra atleta com bons resultados foi Camilly Linhares (16), que faturou o ouro nas duas modalidades, na faixa dos 16 aos 17 anos.
Matheus Amorin (16), na categoria 16 a 17 anos, faturou o bronze nas duas modalidades, enquanto Yisrael Fernando (17), também obteve os mesmos resultados na categoria 16 a 17 anos. Destaque para o Sensei Dhiego Willian, 3º Dan da faixa preta, que trouxe pra casa o bronze no kata e a prata no kumite, na categoria acima de 18 anos.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Bonito, André Goettert, os resultados obtidos pelos alunos do projeto mostram que o trabalho está no caminho certo, e deixam a entidade orgulhosa. “Ficamos muito orgulhosos com a participação dos nossos atletas, que representaram com brilhantismo o Rio de Janeiro e Rio Bonito, no estado onde eu nasci. Isso traz muito orgulho pra gente”, disse ele, que é natural de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.
Já o professor Dhiego Willian, destacou que o resultado foi reflexo do trabalho que é desenvolvido há treze anos na escola de karatê mantida pela CDL, e que os bons resultados estão estimulando os atletas a treinarem mais, na expectativa de participarem de outras competições pelo país. “A participação da CDL foi de suma importância para participarmos do evento. Isso se tornou um marco na história do karatê de Rio Bonito, pois nenhuma criança havia tido essa possibilidade de sair daqui para participar de um campeonato brasileiro em outro estado”, lembrou. A participação dos atletas riobonitenses na competição, também contou com o apoio do prefeito municipal Leandro Peixe, das secretarias de Agricultura e Turismo e do Colégio Rio Bonito.
Atletas conquistam 40 medalhas em Teresópolis
Os resultados também foram bons na 4ª Etapa do Circuito Fluminense de Karatê, disputado em Teresópolis, no dia 17 de setembro. Os 23 atletas do projeto social da CDL, comandados pelos Senseis Dhiego Willian e Leonardo Satiro, mostraram que o trabalho tem feito a diferença na formação dos alunos, que conquistaram 40 medalhas numa disputa que reuniu atletas de várias regiões. A competição também serviu de seletiva para o campeonato brasileiro, que será disputado no próximo mês de novembro, no estado do Ceará.
Novamente um dos destaques foi o pequeno Luiz Miguel da Silva, de quatro anos, que faturou o 2º lugar em kata e kumite, junto com Erick Roland, de 6 anos (1º kata e 4º no kumite); e Nathielly Franco (6), trouxe o 1º lugar em kata e o 3º no kumite. Também se destacaram, Ana Clara da Silva, de 11 anos (1º kata e 2º kumite); Amanda Carvalho, 12 anos (3º kata e 3º kumite); Yasmin Silva, 13 anos (4º kata e 1º kumite); Clara Linhares, 14 anos (4º kata e 3º kumite); Sofia Roland, de 15 (4º kata e 4º kumite); Nathany Franco, de 14 (4º kata e kumite).
Também se destacaram na competição, Yan Costa, de 10 anos (4º kata e 4º kumite); Luiz Felipe Muros, de 11 anos (4º kata e 4º kumite); Kaiky Henzo Cordeiro, de 14 (2º kata e 1º kumite); Marcony Gonzales, de 14 (1º kata e 2º kumite); Matheus Amorin, de 16 (1º kata e 4º kumite); Camilly Linhares, de 16 ( 1º kata e 4º kumite); Bernardo Barros, de 17 (1º kata e 2º kumite); Emanuel Ribeiro, acima de 18 (1º kata e 4º kumite); Welington de Melo, 30 acima (3º kata e 3º kumite); além do Sensei Dhiego Willian, 18 acima (2º kata e 3º kumite) e do Sensei Leonardo Satiro, 46 acima, que ficou com o terceiro lugar no kata e no kumite. Destaque especial para o aluno especial, Everton Henrique, que faturou o 1º lugar no kata e o 1º no kumite.