Após passar por um divórcio há oito anos, o ex-mecânico Cláudio Heleno Rodrigues de Oliveira, de 48 anos, passou a dedicar todo o seu tempo em prol da conscientização e da preservação do meio ambiente através do ciclismo. Morador de Jacarepaguá, no Rio, Cláudio já percorreu dez países na América do Sul, mais de 51 mil quilômetros, e passou na última semana pela Região dos Lagos. O atleta amador saiu de Macaé e percorreu cidades como Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarema, chegando até Rio Bonito, onde parou antes de seguir para o Rio de Janeiro.
“Eu promovo a preservação dos recursos naturais para as novas gerações e a mobilidade sustentável nos perímetros urbanos, para diminuir a queima de combustíveis fósseis e a emissão de poluentes na atmosfera e assim frear o aquecimento global e ganhar qualidade de vida através do esporte”, conta o atleta, que atualmente almeja chegar até o Maranhão, um dos poucos lugares no país que ainda não conheceu. “Como eu tenho filhos e netos, quero que possam aproveitar da natureza como eu aproveitei quando era criança. Não é isso que estamos deixando para os nosso filhos”, lamenta Cláudio.
Em 2010, Cláudio decidiu apostar na bicicleta. Viajou para o Rio Grande do Sul, de onde foi para o Uruguai e de lá, partiu para a Argentina. Tomou gosto pela prática e seguiu, ainda, para países como Venezuela, Equador, Colômbia e Chile. Tudo isso é feito com recursos próprios de Cláudio, que, segundo ele, possui parentesco distante com o ex-prefeito de Rio Bonito, Ayres Abdalla. “Meu objetivo também é escrever um livro, correr atrás de um patrocínio e ano que vem, quem sabe, pedalar na Europa”, almeja o atleta.
“O esporte faz parte da minha vida, e o meio ambiente também. Esse é o propósito da minha viagem: a conscientização”, finaliza Cláudio.