Ciclista carioca que já percorreu América do Sul passa pela Região dos Lagos

às

Após passar por um divórcio há oito anos, o ex-mecânico Cláudio Heleno Rodrigues de Oliveira, de 48 anos, passou a dedicar todo o seu tempo em prol da conscientização e da preservação do meio ambiente através do ciclismo. Morador de Jacarepaguá, no Rio, Cláudio já percorreu dez países na América do Sul, mais de 51 mil quilômetros, e passou na última semana pela Região dos Lagos.  O atleta amador saiu de Macaé e percorreu cidades como Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarema, chegando até Rio Bonito, onde parou antes de seguir para o Rio de Janeiro.

“Eu promovo a preservação dos recursos naturais para as novas gerações e a mobilidade sustentável nos perímetros urbanos, para diminuir a queima de combustíveis fósseis e a emissão de poluentes na atmosfera e assim frear o aquecimento global e ganhar qualidade de vida através do esporte”, conta o atleta, que atualmente almeja chegar até o Maranhão, um dos poucos lugares no país que ainda não conheceu. “Como eu tenho filhos e netos, quero que possam aproveitar da natureza como eu aproveitei quando era criança. Não é isso que estamos deixando para os nosso filhos”, lamenta Cláudio.

Em 2010, Cláudio decidiu apostar na bicicleta. Viajou para o Rio Grande do Sul, de onde foi para o Uruguai e de lá, partiu para a Argentina. Tomou gosto pela prática e seguiu, ainda, para países como Venezuela, Equador, Colômbia e Chile. Tudo isso é feito com recursos próprios de Cláudio, que, segundo ele,  possui parentesco distante com o ex-prefeito de Rio Bonito, Ayres Abdalla. “Meu objetivo também é escrever um livro, correr atrás de um patrocínio e ano que vem, quem sabe, pedalar na Europa”, almeja o atleta.

“O esporte faz parte da minha vida, e o meio ambiente também. Esse é o propósito da minha viagem: a conscientização”, finaliza Cláudio.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias