ANTT aprova projeto para obra da terceira faixa na Niterói-Manilha

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Após inúmeras revisões, o projeto de implantação da terceira faixa no trecho Barreto-Manilha da BR-101 finalmente foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A agência agora trabalha para emitir a autorização de início das obras, que deverá ser assinada em breve. De acordo com a Arteris Fluminense, concessionária que administra a rodovia, a partir da emissão da autorização, as obras na rodovia serão iniciadas em no máximo 30 dias.

A ampliação será realizada no trecho de 23 quilômetros compreendido entre o Km 297,5 (Manilha) e Km 320,1 (Contorno), com a construção de uma terceira faixa em cada sentido da BR-101. Para isso, o canteiro central que divide as pistas será reduzido. A obra ampliará em 50% a capacidade de tráfego, dando mais fluidez na via. “Por esse trecho, que é crítico, vão circular diariamente cerca de 150 mil veículos. Essa obra promoverá a necessária fluidez ao tráfego e promoverá condições mais seguras de trafegabilidade aos usuários”, explica o diretor-superintendente Odílio Ferreira.

A partir do início, a obra, que é esperada desde dezembro de 2015, quando a concessionária apresentou o projeto à ANTT, terá o prazo de execução de dois anos. Desde então, a obra passa por entraves na agência reguladora. Em agosto de 2017, a ANTT anunciou a autorização de início das obras, para até 60 dias, o que não aconteceu devido a objeções relacionadas a questões ambientais. Novos ajustes foram ocorrendo até que, agora, a agência aprovasse o projeto final.

Desde fevereiro de 2017, os custos da obra estão sendo repassados para os motoristas, através do reajuste da tarifa de pedágio. Isso acontece porque a obra de ampliação não estava prevista no contrato de concessão da Arteris Fluminense.  O planejamento era que a obra fosse avaliada somente na próxima Revisão Quinquenal do contrato, mas estudos atestaram a urgência da ampliação, devido aos frequentes engarrafamentos no trecho, nos dois sentidos. Por isso, o investimento foi antecipado e seus custos incluídos na Revisão Extraordinária da Tarifa Básica do Pedágio, para evitar maiores danos aos usuários da BR-101.

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