Assistência Social fez mais de 170 mil atendimentos em 2023

Assistência Social, realizou em 2023 um total de 172.219 atendimentos à população nos equipamentos especializados.
às
mk socia
Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá realizou em 2023 um total de 172.219 atendimentos à população nos equipamentos especializados da Secretaria de Assistência Social. Desse total, foram feitos 84.210 atendimentos nos serviços de reabilitação. Nas nove unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foram 36.847 atendimentos e outros 7.520 no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de 5.012 acolhimentos sociais, 2.512 atendimentos no Vale Social, 1.423 no Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), 319 de auxílio funeral e 932 no Centro POP.

As principais ações foram as inscrições no Programa Bilhete Único Universitário, beneficiando 1500 novos estudantes de cursos técnicos e de faculdades, e o recadastramento do Cadastro Único Federal (CadÚnico) feito nos quatro distritos da cidade com um total de 18.829 beneficiários atendidos. Com 12 anos de existência, o Bilhete Único Universitário chegou a 5.040 alunos atendidos com transporte gratuito para universidades e instituições de cursos técnicos de nove municípios do Estado do Rio.

Rede de assistência à população

O município possui hoje dois equipamentos públicos que atendem gratuitamente pessoas autistas: Casa do Autista e Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem). Nos espaços crianças, adolescentes e adultos são acolhidos por uma equipe multidisciplinar com profissionais qualificados, composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, enfermeiro, nutricionista, psicomotricista, além de especialistas em acupuntura, pilates e reeducação postural global (RPG).

Na Casa do Autista, o atendimento é a partir de 12 anos e são realizadas atividades de avaliação, estímulo e reinserção ao convívio social, com orientação aos familiares e integração às dinâmicas coletivas. O objetivo principal do equipamento é trazer autonomia às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de abordagens profissionais diferenciadas, incluindo terapias que utilizam música, leitura, arte e estímulos sensoriais. Em 2023, foram 9.029 atendimentos na Casa do Autista e 16.906 no Sarem.

Ao todo, 430 crianças autistas são atendidas no Sarem e 239 adultos autistas na Casa do Autista. Do total, 41 autistas, entre 3 a 18 anos, são acompanhados também pelo serviço de Equoterapia, no Espraiado, que atua como terapia complementar ao tratamento realizado no Sarem e na Casa do Autista.

O município ainda dispõe do Centro de Reabilitação no Parque Nanci, com 18.850 atendimentos no ano passado, além de 34.307 pessoas atendidas no Centro de Atendimento Integral à Família (CAIF).

Veja: Rio se prepara para onda de calor que atinge o Brasil nesta semana e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Ministério Público do estado, Secretaria de Polícia Civil e Delegacia de Homicídios também foram oficiados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Veja também: Assistência Social fez mais de 170 mil atendimentos em 2023. […]

Últimas Notícias